Premissas representam a base da análise de viabilidade econômico-financeira. Neste caso, podem ser consideradas pressupostos da análise da viabilidade econômico-financeira.
Nas atividades anteriores definimos todas as premissas para poder calcular o fluxo de caixa da servitização.
Com base no refinamento do modelo de receitas você já definiu as seguintes premissas da análise da viabilidade econômico-financeira:
- Volume de vendas no tempo. Ou seja, fluxo de vendas, estimativa / previsão de vendas (relacionada com a receita)
- Preço de venda / da prestação de serviços ao longo do tempo (relacionada com a receita)
- Período de duração dos contratos de prestação de serviços (PSS orientado ao uso ou ao resultado) ou de vendas do produto e prestação de serviços correspondentes (PSS orientado ao produto): inclui a data de lançamento do PSS com início do faturamento até sua retirada e cessação de prestação de serviços. Ou seja, por quanto tempo iremos ter receitas
Com base no refinamento do modelo de custos você já definiu as seguintes premissas da análise da viabilidade econômico-financeira:
- Custos variáveis ao longo do tempo (dependem do volume de vendas)
- Custos fixos, que precisam ser absorvidos por este negócio.
Além dessas premissas definimos:
- os investimentos (atividade a parte) ao longo do tempo
- taxas de desconto: é a taxa de juros utilizada na análise da viabilidade econômico-financeira para corrigir o valor do dinheiro no tempo
Repasse todas essas premissas consultando pessoas das áreas de contabilidade, finanças, marketing e vendas. Se necessário modifique as premissas e os cálculos resultantes.