As forças internas são aquelas que devemos enfatizar e buscar oportunidades que façam uso delas. As fraquezas são aquelas que precisamos eliminar ou mitigar para atingir os nossos objetivos.
Para identificar quais são suas forças e fraquezas, analise seus KPIs, analise sua árvore da realidade atual (veja a nota de fim 15), converse com seus colaboradores e colete feedback dos seus clientes e stakeholders atuais.
Você pode estruturar essa informação utilizando o SWOT (veja nota de fim 16), com o qual se consegue estruturar informações sobre os fatores externos e internos.
Note que, embora úteis para o contexto da servitização, todos esses métodos são gerais e não específicos para servitização.
Saber as forças e fraquezas da sua organização será útil em diversos momentos da servitização. Por exemplo, durante a proposição de valor, você pode utilizar como um critério de seleção de ideias o quanto elas estão alinhadas às forças da sua organização, ou então utilizar as fraquezas como um critério de exclusão de ideias. Veja forças como oportunidades e fraquezas como riscos.