Matriz RACI

flexM4I > abordagens e  práticas > Matriz RACI (versão 1.2)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Matriz de atribuição de responsabilidades em projetos. Ela é estruturada por entregas / tarefas / atividades versus stakeholders. Em cada célula da matriz você atribui o papel de cada pessoa: R - responsável; A - aprovador; C - consultado e I - informado

Descrição resumida

É uma ferramenta bem simples para atribuir papéis para os stakeholders de um grande projeto. Tem o formato de uma tabela (pode ser em uma planilha ou um quadro), na qual:

  • as linhas representam as entregas, tarefas e atividades
  • as colunas representam as pessoas.

Os papéis que podem ser atribuídos e representados pelas 4 letras do mnemônico desta ferramenta são:

  • R – responsável (responsible): quem realiza as tarefas e entregas
  • A – aprovador ou autoridade (accountable): possui a  autoridade para aprovar as tarefas e entregas
  • C – consultado (consulted): especialista com conhecimentos, que deve ser consultado para apoiar a realização das tarefas e entregas
  • I – informado (informed): interessados que não possuem poder de decisão, mas que devem ser informados e atualizados sobre o progresso do projeto.

Esta é apenas uma possível combinação de papéis, veja nas informações adicionais, que podem ser definidos outros papéis.

Na figura a seguir apresentamos a aba matriz RACI da planilha de apoio à gestão de stakeholders da flexM4I (baixe aqui no link MF.MAP0013).

Figura 730: aba matriz RACI da planilha de apoio à gestão de stakeholders da flexM4I

Como existe material de qualidade sobre esta ferramenta de acesso gratuito, conheça mais sobre a Matriz RACI e como construí-la nas referências citadas nas informações adicionais.

Na seção do mapa de stakeholders em círculos, mostramos uma variação desta matriz RACI para se registrar os papéis. Cada círculo corresponde a um papel. Repetimos em seguida a figura daquela seção.

Figura 672: mapa de stakeholders em círculos com as categoria RACI

A representação dessas 4 categorias em um mapa de stakeholders em círculos refere-se ao projeto como um todo. A matriz RACI, representada na forma de uma tabela, permite que se atribua cada uma dessas responsabilidades por tarefa ou entrega de um projeto. Portanto, é mais detalhada.

Informações adicionais

Como esta ferramenta é muito simples, existem muitos posts e vídeos na internet que apresentam o que é a matriz RACI e como aplicá-la.

Alguns mostram aspectos adicionais que vamos listar em seguida, com base em três conteúdos de acesso gratuito que analisamos (não existe verbete na Wikipédia em português – consultado em 3/8/2022)

O post do vida de produto traz de forma adicional dicas de uma análise vertical e horizontal da matriz, além de uma lista de dicas gerais.
https://vidadeproduto.com.br/framework-matriz-raci/

O post do runrun.it blog traz de forma adicional 4 regras para aplicação da matriz RACI.
https://blog.runrun.it/matriz-raci/ 

O post do blog da FIA é bem didático e traz uma lista de benefícios (os outros dois também trazem benefícios repetitivos e alguns complementares)
https://fia.com.br/blog/matriz-raci-o-que-e-beneficios-e-como-utilizar/ 

 

E outros papéis?

RACI é apenas uma possível combinação de papéis, veja no link da wikipedia em ingles, que podem ser definidos outros papéis. Nesses casos, a matriz deixa se denominada RACI e passa a ser denominada com a sigla dos papéis ou com o nome mais genérico de “matriz de atribuição de responsabilidades” (ou papéis).

https://en.wikipedia.org/wiki/Responsibility_assignment_matrix

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }