A hipótese de mercado (de um negócio) complementa a hipótese de valor, que procura encontrar um product-market fit. A hipótese de mercado define premissas da capacidade do negócio de crescer de forma eficiente e lucrativa. Isso inclui a análise da possibilidade de expansão de mercado, adaptação do modelo de negócios a diferentes contextos e a viabilidade de aumentar a produção ou os serviços sem aumentar proporcionalmente os custos. Comprovar a escalabilidade do negócio é o ponto principal da hipótese de valor.
Hipótese de mercado versus tese de mercado
A hipótese de mercado está relacionada com uma oferta (produto ou serviço) ou modelo de negócio e deve explorar uma tese de mercado (potencial de mercado) definida anteriormente, alinhada com a tese de inovação e, portanto, com a tese de investimento.
Para simplificar !! No desenvolvimento (inovação) de um produto, serviço ou modelo de negócio, sempre estamos criando um negócio que possui premissas que assumimos de: – valor (hipótese): será que os clientes vão perceber os benefícios e vão adquirir a nossa oferta? – viabilidade técnica: será que a nossa empresa é capaz de produzir e entregar o valor? – viabilidade financeira (hipótese de mercado): será que vamos escalar e capturar valor (faturar) durante um tempo alinhado com a tese de investimento? |