Trilha: Introdução ao design thinking
Usuários típicos e objetivos
Qualquer usuário que deseja conhecer os conceitos introdutórios sobre design thinking e praticar com alguns exercícios e metodologias básicas.
Recomendações
Deixe a página desta trilha sempre aberta em uma aba ou baixe o pdf e siga os links do mapa da trilha.
Primeiramente, alertamos que consideramos o design thinking uma abordagem de inovação, que pode ser aplicado por meio de diferentes metodologias de design thinking.
Segundo o nosso glossário, metodologia é um conjunto de métodos. Portanto, conhecer uma metodologia de design thinking é conhecer um conjunto de métodos. Existem muitas metodologias de design thinking, que aplicam uma grande diversidade de métodos.
Normalmente, um designer aplica os métodos que fazem parte do seu repertório. Se você não tiver ainda um repertório, procure conhecer, estudar e aplicar alguns métodos básicos para montar o seu repertório.
Como este mapa apresenta conceitos introdutórios, acesse somente os níveis de detalhamento básico e executivo, ou seja, em todas as seções onde estiver indicado, leia / estude somente até a indicação “fim do conteúdo de nível básico e executivo nesta seção – retornar para o mapa da sua trilha”.
Mapa da trilha de design thinking
- visite a seção termos que indicam os tipos de conteúdos da flexM4I para entender a diferença entre abordagem e metodologias / processos.
- na definição de abordagem no glossário, mostramos exemplos de possíveis metodologias de design thinking, que seguem os princípios da abordagem de design thinking
- estude a abordagem de design thinking (atenção, como recomendamos acima, somente até os conteúdos de níveis básico e executivo).
- selecione uma metodologia de design thinking para aplicar (como ainda não temos metodologias de design thinking no repositório de práticas, selecione uma das metodologias listadas na abordagem de design thinking e procure a publicação original); destacamos neste tópico sobre metodologias de design thinking, que …
- algumas metodologias são mais prescritivas e indicam somente alguns dos métodos e ferramentas de design thinking e outras são mais amplas e indicam muitos métodos e ferramentas, que devem ser selecionados por quem vai aplicar de acordo com o contexto e repertório do time, ou seja, você precisa ter repertório para saber qual usar (leia mais sobre isso em “Qual metodologia é a mais apropriada para o seu caso?”.
A metodologia da Bruna Ruschel Moreira (Guia prático de design thinking) é bem prática e de acesso gratuito. Por isso, é indicada para iniciantes. |
- aplique os métodos de design thinking selecionados para o seu caso
Siga os princípios listados na abordagem de design thinking. |
- vá construindo o seu repertório e conforme você tiver mais experiências, poderá incorporar novos métodos e ferramentas ao seu repertório
- veja um exemplo didático de aplicação do design thinking nas fases iniciais de desenvolvimento de um sistema PSS, apresentados nos seguinte atos do caso didático de servitização intitulado de “Ultrasound as a Service”, que é um storyboard que mostra um caso didático de aplicação da metodologia de servitização da flexM4I.
Veja que nesses atos deste caso didático, a aplicação dos métodos e ferramentas de design thinking está integrada com a aplicação de métodos de outras abordagens, tais como, gestão ágil de projetos, business model innovation, value proposition design, que é o que deve acontecer na prática. Leia sobre isso no tópico “Como articular a gestão da inovação com as demais abordagens?”. |
- quando você navegar pelas cenas desses atos do caso didático, você terá a oportunidade de ler mais detalhes sobre alguns dos métodos de design thinking utilizados.