Práticas com a tag risco

Práticas: FMEA – Análise de Modos de Falha e seus Efeitos

O FMEA é um método muito utilizado para evitar falhas de produto, processo e serviço por sua eficácia e eficiência, apesar do seu custo de desenvolvimento. Utiliza relativamente poucos recursos, comparado com outros métodos com os mesmos objetivos, porque é baseado nos conhecimentos tácitos de pessoas de diversas áreas ou em lições aprendidas documentadas. No entanto, há diversos aspectos que precisam ser considerados. Além disso, poucas empresas aproveitam o FMEA como uma fonte de ideias para inovação.

Práticas: Plano de controle

O plano de controle resume e centraliza as informações para controlar a qualidade de produtos e processos. Pode indicar e ser detalhado por diversos documentos adicionais, como folha de inspeção, CEP etc. O plano de controle, normalmente, deriva do FMEA.

Práticas: Venture Capital (VC)

Venture Capital é uma modalidade de investimento de capital privado em negócios “de risco” por meio da compra de participação (equity) acionária em empresas nos estágios iniciais (mas em geral depois de uma possível incubação e/ou aceleração). A expectativa dos investidores é receber altas taxas de retorno em pouco tempo, ao venderem a sua participação (equity).

Práticas: Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)

Para priorizar eventos e problemas a serem analisados; decisões a serem tomadas; eventos e estratégias futuras a serem analisadas, planejadas e executadas. Lista, classifica e sequencia com base nos critérios de Gravidade, Urgência e Tendência. Transmite clareza sobre a hierarquia dos itens a serem trabalhados.

Práticas: Análise de Causa Raiz (RCA)

A análise de causa raiz ou root cause analysis (RCA) é um termo que descreve um conjunto de abordagens, métodos, ferramentas e técnicas utilizados para descobrir as causas raízes de eventos. Auxilia na identificação não apenas do o quê mas também do como e porquê um evento ocorreu. Tratando as causas raízes, evitamos que o evento ocorra novamente.

Práticas: Técnica Bow Tie (gravata borboleta)

Esta técnica une a aplicação da análise da árvore de falhas (FTA – failure tree analysis) com a análise da árvore de eventos (ETA – event tree analysis). Do lado esquerdo da gravata estão as causas e as medidas preventivas e do lado direito as consequências e as medidas de mitigação.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }