Este modelo de referência é um procedimento para se desenvolver um layout, que pode ser adaptado e usado para você projetar um layout para a área fabril de uma empresa de manufatura. Ele serve tanto para um projeto novo como para atualizar um layout existente.
Práticas: Gates (revisões de fases) de projetos
Gates são pontos de revisão e decisão em projetos de inovação, que são avaliados com base em critérios previamente definidos. Nesses momentos, decidimos se o projeto é aprovado, congelado, redirecionado ou cancelado, garantindo o uso eficiente de recursos. Essa prática visa alinhar os projetos aos objetivos estratégicos, evitando desperdício de tempo e dinheiro em iniciativas inviáveis.
Práticas: Método Promethee II para priorização de projetos
Método multicritério para priorização e consequentemente seleção de alternativas, como projetos de inovação ou melhoria, que não usa a média ponderada (que apesar de intuitiva possui as limitações da compensação, explicadas nesta seção). Além da teoria, oferece uma planilha para você baixar e aplicar.
Práticas: Método Taguchi
Método popular para otimização de qualidade que visa reduzir as variações e efeitos indesejáveis das características críticas de um produto ou processo. Resulta em produtos ou processos robustos menos sensíveis a fatores ruídos, que afetam os produtos mas que não podem ser controlados. Possui, no entanto, limitações que podem levar a resultados não confiáveis.
Práticas: Gestão de portfólio
Gestão do portfólio é o processo de gestão integrada de todos os programas e projetos de uma organização (o portfólio) para alcançar os seus objetivos estratégicos