A liderança é um dos aspectos chave do design organizacional e foi apresentada em outra seção juntamente com a discussão “gestão versus liderança”. A seção atual foca somente nas características da liderança para a implementação da sustentabilidade em organizações.
Práticas: A complementaridade entre gestão e liderança
A liderança é um dos aspectos chave do design organizacional. No entanto, ela deve estar associada com o conceito de gestão. Sempre fica a questão na definição de cargos, principalmente na gestão da inovação, se devemos dar mais ênfase a líderes ou gestores. Esta seção discute as características da gestão e da liderança, mostrando que são conceitos distintos mas complementares Mostramos também como esses conceitos se articulam com outros aspectos organizacionais, pois essa é uma questão complexa e multifacetada.
Práticas: Visão sistêmica das perspectivas de pessoas e organização
Este ensaio mostra uma visão sistêmica estrutural e estática que relaciona alguns elementos da perspectiva de pessoas e organização das empresas, que no fundo são os elementos básicos para qualquer empresa. Sem eles, os elementos de negócio das outras perspectivas não desempenham satisfatoriamente.
Práticas: Clima organizacional e estilos de liderança
O clima organizacional influencia os comportamentos dos membros da organização. O estilo de liderança é a forma como um líder orienta suas ações e decisões, moldando o ambiente e a dinâmica da equipe dentro da organização. Esses elementos do design organizacional são tratados de forma integrada, pois há uma sinergia entre eles. Mostramos como eles devem ser alinhados e complementados pelos perfis de profissionais da inovação. Listamos ainda ações para melhorar o clima organizacional e promover uma cultura de colaboração e segurança psicológica.
Práticas: Os 10 perfis de profissionais de inovação
Esses perfis de profissionais de inovação podem ser usados para você configurar o seu time de inovação ou estruturar a sua empresa para que esses perfis estejam presentes. Mostramos a articulação desses perfis com a liderança, ao integrar com a seção de Estilos de liderança e clima organizacional.
Práticas: “Espaço” de inovação
É um espaço destinado a criar um ambiente propício à inovação, que fomente a comunicação, interação, motivação e engajamento das pessoas, assim como a inspiração para obtenção de insights e a realização de experimentações por meio da construção de provas de conceito, MVPs e protótipos.
Práticas: “Setor” de inovação
A inovação pode ser orquestrada por um “setor” centralizado com o cuidado para não inibir a inovação dentro da empresa.
Práticas: “Área” de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
Pesquisa e desenvolvimento é representado por um acrônimo clássico da inovação (P&D), que usamos para denominar uma unidade organizacional, onde se realizam as pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias, produtos, serviços, processos etc. Este termo pode ser repensado no contexto da inovação aberta com a articulação da inovação / empreendedorismo corporativo e o ecossistema.
Práticas: Gestão da Mudança
Esta abordagem está centrada na forma como as pessoas são afetadas por um processo de mudança organizacional. Algumas mudanças podem ser conduzidas por meio de projetos, considerando os aspectos tecnológicos e comportamentais. Mudanças maiores, exigem um portfólio de projetos estratégicos; podem ser entendidas como uma transformação organizacional que objetiva atingir uma visão de longo prazo e manter o seu propósito evolutivo.
Práticas: Ambidestria Organizacional
A ambidestria organizacional é a capabilidade de uma organização explorar o negócio existente (exploitation) e ao mesmo tempo explorar um novo negócio inexistente (exploration).