Esta metodologia é composta por grupos de atividades, está integrada à flexM4i e propõe etapas de aplicação para especificar um projeto de servitização ou um processo de desenvolvimento de PSS. A integração com o framework de processos da flexM4i permite que ela seja inserida no contexto da gestão da inovação e se relacione com os processos de apoio transversais.
Práticas: Adotar e combinar métodos e ferramentas existentes?
Existem muitos métodos e ferramentas de design e inovação, que algumas vezes são “empacotados(as)” em metodologias ou processos. Como lidar com esses métodos e ferramentas?
Práticas: Metodologia de adaptação dos processos de inovação aos fatores contextuais
Não existem processos universais que podem ser aplicados a quaisquer fatores contextuais e tipos de inovação. Esta metodologia utiliza os conceitos da teoria da contingência e detalha as atividades de adaptação dos processos aos fatores contextuais citada no capítulo sobre gestão da inovação.
Práticas: Metodologias de execução de estratégias
A taxa de falhas na execução das estratégias varia de 30% a 90%. Essas metodologias alinham e conectam as estratégias, objetivos estratégicos, metas, resultados e indicadores. Algumas propõem acompanhar a implementação das estratégias com uma frequência quinzenal.
Práticas: OKRs – objetivos e resultados chave
Propõe a definição de objetivos orientados às estratégias e a relação desses objetivos com resultados (key results) mensuráveis, que devem ser controlados frequentemente para acompanhar a execução das estratégias.
Práticas: Design Thinking
Design thinking é uma abordagem ampla, que deu origem a muitas metodologias centradas no usuário para entendimento e ideação. Serve tanto para as fases iniciais da inovação, como para a resolução de problemas em geral.