Venture Capital é uma modalidade de investimento de capital privado em negócios “de risco” por meio da compra de participação (equity) acionária em empresas nos estágios iniciais (mas em geral depois de uma possível incubação e/ou aceleração). A expectativa dos investidores é receber altas taxas de retorno em pouco tempo, ao venderem a sua participação (equity).
Práticas: Venture Building (VB)
Mecanismo de criação de novos negócios ágeis e escaláveis (startups) de forma intencional e sistemática pelo investidor, com eventual envolvimento na operação e com apoio na fase subsequente de crescimento.
Práticas: Fusões e aquisições (M&A)
São operações de compra e venda de empresas para consolidação ou transferência da propriedade entre empresas. Essas operações podem permitir que as empresas cresçam ou mudem seus negócios ou posição competitiva.
Práticas: Hackathons
Hackathons é uma “maratona” de um, dois dias a uma semana para pessoas trabalharem em propostas para resolver um problema específico da sua empresa. É um olhar de fora para contribuir com ideias e soluções para os seus problemas.
Práticas: Modalidades de fomento da inovação e empreendedorismo
Esta seção apresenta quais as modalidades de fomento, financiamento e investimento em inovação e empreendedorismo para: 1) universidades; 2) empresas estabelecidas; e com foco em 3) criação de startups tanto independentes quanto associadas a corporações.
Práticas: Tese de inovação
A tese de inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa e define hipóteses a serem testadas e contém porque inovar, onde inovar, quanto investir e qual a antítese.