Práticas com a tag causa-efeito

Práticas: FMEA – Análise de Modos de Falha e seus Efeitos

O FMEA é um método muito utilizado para evitar falhas de produto, processo e serviço por sua eficácia e eficiência, apesar do seu custo de desenvolvimento. Utiliza relativamente poucos recursos, comparado com outros métodos com os mesmos objetivos, porque é baseado nos conhecimentos tácitos de pessoas de diversas áreas ou em lições aprendidas documentadas. No entanto, há diversos aspectos que precisam ser considerados. Além disso, poucas empresas aproveitam o FMEA como uma fonte de ideias para inovação.

Práticas: FMEA reverso

FMEA reverso é um método complementar ao FMEA, que sistematiza a validação das ações de mitigação ou eliminação de riscos determinadas, depois da finalização do FMEA e implementação das ações.

Práticas: Análise de Causa Raiz (RCA)

A análise de causa raiz ou root cause analysis (RCA) é um termo que descreve um conjunto de abordagens, métodos, ferramentas e técnicas utilizados para descobrir as causas raízes de eventos. Auxilia na identificação não apenas do o quê mas também do como e porquê um evento ocorreu. Tratando as causas raízes, evitamos que o evento ocorra novamente.

Práticas: Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para buscar e analisar causas que afetam um efeito indesejado, que é identificado e analisado de forma sistêmica pela aplicação da ferramenta, integrando diversas categorias / tipos de causas.

Práticas: 5 “por quês” (5-whys)

Ferramenta simples e rápida de se aplicar baseada na colocação de 5 questões “por que?” em sequência para explorar e descobrir os motivos da ocorrência de um problema até chegar na causa ou causas raízes. Em seguida podemos propor medidas corretivas ou soluções para as causas raízes.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }