Esta seção complementa e está articulada com a seção principal sobre FMEA, que traz os conceitos fundamentais deste método. Detalhamos aqui as atividades das etapas do método de FMEA avançado, com base no manual de FMEA da AIAG & VDA de 2019 da indústria automotiva, utilizado também por empresas de outros segmentos. Esse método é uma versão evolutiva do método de FMEA tradicional. Além disso, mostramos as premissas, dicas e cuidados para aplicação deste método.
Práticas com a tag automotiva
Práticas: HARA (Hazard Analysis and Risk Assessment)
Método para 1) identificar e categorizar eventos perigosos de itens que podem causar lesões físicas ou danos à saúde das pessoas devido ao funcionamento inadequado de sistemas elétricos e eletrônicos em veículos automotivos; e 2) especificar metas e objetivos de segurança, que direcionam outros métodos para traduzir esses objetivos em requisitos mensuráveis e determinar ações para mitigação ou eliminação desses riscos / problemas.
Práticas: Modelo APQP (advanced product quality planning)
Modelo definido pelo padrão (standard) IATF 16949:2016 da indústria automotiva que pode servir de referência para a projeto de um modelo de processo de desenvolvimento de produtos e processos de uma empresa desse segmento.