Hackathons
flexM4I > abordagens e práticas > Hackathons (versão 1.0)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])
Classificação desta prática
- prática procedural
- uma das práticas de inovação corporativa, empreendedorismo corporativo, inovação aberta, hélice tríplice, ideação e gestão de tecnologia
Conteúdo desta página
Descrição resumida
“Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana. E ao final, você terá soluções surpreendentes…” (Hackathon Brasil)
“Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de conhecer outros profissionais da área, fazer Networking, participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação e ainda concorrer a prêmios.” (Hackathon Brasil)
Sua origem é no desenvolvimento de soluções digitais e ainda é o foco dessa ação. Este termo é uma combinação dos termos “hack” (quebrar, derivado de hacker, um ciberpirata) e “marathon” (maratona). Mas utiliza-se este termo para conotar a reunião presencial de equipes externas para pensar em soluções para um problema da sua empresa, que não necessariamente sejam digitais.
Todavia, grande parte das inovações hoje é voltada à digitalização e, portanto, os hackathons são muito utilizados pelas empresas, em combinações com outras ações.
Mesmo assim, as equipes são formadas por pessoas com conhecimentos complementares, como programadores, designers, administradores, engenheiros etc. A formação da equipe depende da natureza do problema.
As equipes competem entre si. Aquela que apresentar a melhor solução “ganha” a “maratona”. O “prémio” pode ser em valores monetários ou na contratação da equipe ou empresa que eles representam. É comum também que se premie não somente o vencedor, mas as três melhores equipes.
Frequentemente, as equipes são startups recém-formadas na procura por um problema significativo para ser resolvido, startups estabelecidas na busca por novos clientes ou um grupo de pessoas, com o potencial de criar uma startup.
Indicamos nesta seção links a conteúdos de acesso gratuito (Wikipédia e outros) porque consideramos que são de qualidade e não queremos “reescrever a roda”. |
Hackathon versus Innovation Camp
Innovation Camp é um processo condensado no qual desafios econômicos, sociais, tecnológicos, culturais e ambientais podem ser abordados em níveis de política, estratégia e/ou operacionais, e como eles podem ser enfrentados e “resolvidos” de maneira inovadora por stakeholders chave da Hélice Quádrupla e especialistas (Rissola, Kune & Martinez, 2017).
Leia mais na definição de Innovation Camp no glossário. |
O próximo quadro compara Hackathon com Innovation Camp.
Quadro 1167: Comparação Hackathon versus Innovation Camp
Informações adicionais
O site da hackathon brasil traz uma definição de hackathon e, além disso, é uma fonte de informações adicionais com a anúncios de hackathons programados e com uma ênfase em hackathons para a NASA.
A Wikipédia em português traz uma introdução geral e superficial
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hackathon
A wikipedia em inglês é mais completa e apresenta tipos de hackathons
https://en.wikipedia.org/wiki/Hackathon
Referências
Rissola G., Kune H. & Martinez P., Innovation Camp Methodology Handbook: Realising the potential of the Entrepreneurial Discovery Process for Territorial Innovation and Development (2017). EUR 28842 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017, ISBN 978-92-79-74613-0, doi:10.2760/924090, JRC102130.
Tordoya, Richard (2024) O que é Hackathon? Disponível em: https://hackathonbrasil.com.br/o-que-e-hackathon/ Recuperado em: 6 maio 2024.
Gostaria de contribuir com casos, exemplos, críticas, revisão ou dicas? Escreva para [email protected]. Assim, você se tornará um colaborador da flexM4I e seu nome irá aparecer no cabeçalho desta seção e no “quem somos nós”.