Técnica do limite aceitável de risco - ALARP
Diminuir os riscos de sistemas com riscos potencialmente altos
flexM4I > abordagens e práticas > práticas > alarp
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)
Descrição resumida
Tão baixo quanto razoavelmente possível (ALARP – “as low as reasonably possible”), ALARA (“tão baixo quanto razoavelmente possível”) ou técnica do limite aceitável de risco é um método de regulação e gerenciamento de risco nos sistemas críticos de segurança e envolvidos em segurança. O princípio é que o risco residual deve ser reduzido na medida do razoavelmente praticável.
Esta prática é muito utilizada nos setores de petróleo, produção de energia, equipamentos medicos e usinas atômicas.
Para que um risco seja ALARP, deve ser possível demonstrar que o custo envolvido na redução adicional do risco seria muito desproporcional ao benefício obtido.Não deve ser entendido simplesmente como uma medida quantitativa de benefício contra prejuízo. É uma prática de julgamento do trade-off para se atingir um equilíbrio entre o risco e o benefício social
(Conteúdo adaptado da wikipedia em inglês)
Informações adicionais
Vídeo sobre ALARP – é explicado o gráfico que apresenta a tolerância ao risco em diferentes países
A importância do conceito ALARP e como usá-lo para reduzir riscos na Análise BowTie
Temos uma diretriz de indicar o conteúdo da Wikipédia ou outra fonte de acesso gratuito, se considerarmos que o seu conteúdo é de qualidade. Este é o caso desta seção. Só articulamos alguns conceitos adicionais quando necessário.
Gostaria de contribuir com casos, exemplos, críticas, revisão ou dicas? Escreva para flexm4i.email@gmail.com. Assim, você se tornará um colaborador da flexM4I e seu nome irá aparecer no cabeçalho desta seção e no “quem somos nós”.