Ideia: uma generalização de artefatos conceituais
Esta publicação replica um artigo publicado por nós no LinkedIn. Acesse o original pelo link no final deste post.
Seguimos publicando pequenas reflexões da flexM4i, que hoje conta com mais de 4.500 páginas publicadas. Em cada post, abordamos diferentes aspectos da gestão da inovação. Já apresentamos as possíveis fontes da inovação e as entradas extraídas dessas fontes, que sintetizamos em três categorias: oportunidades, desafios e ideias.
Hoje, vamos EXPLORAR O CONCEITO DO QUE É UMA IDEIA. Ela pode surgir, por exemplo (dentre tantas outras fontes possíveis listadas no outro post):
- Diretamente de uma fonte original, quando um empreendedor identifica uma situação que deseja transformar e já propõe uma ideia, a ser prototipada e testada (seguindo um ciclo de Lean Startup, aplicável também a empresas estabelecidas).
- Do desdobramento de uma oportunidade, após uma fase de entendimento da situação atual (dores, empatia etc.), ideação, prototipação e testes (em um ciclo de Design Thinking).
Sempre vejo pessoas nas empresas tendo ideias com diferentes níveis de abstração. Isso é ótimo, pois uma ideia pode ser constituída de objetos com diferentes níveis de abstração. Este post é para desconstruir a rigidez de algumas definições.
Na flexM4i, uma ideia é definida como uma generalização de estágios de evolução do “embrião” de um resultado (a inovação – objeto – é o resultado do processo de inovação). Em cada estágio, podem surgir diferentes artefatos conceituais, como:
- A ideia pode ser a de EXPLORAR uma oportunidade tecnológica.
- A ideia como PENSAMENTO OU INSIGHT para resolver uma dor, desafio ou problema.
- A ideia de uma SOLUÇÃO, como a oferta de produto, ainda sem a visão completa do conceito, para resolver um desafio ou aproveitar uma oportunidade..
- A ideia do CONCEITO DE UM RESULTADO (produto, serviço, processo, negócio etc.), com um nível de detalhamento maior.
- A PROPOSTA DE UMA AÇÃO específica (bem mais concreta).
Confira a definição expandida de ideia no glossário da flexM4i.
Aproveite e veja também a definição de artefato conceitual: https://flexmethod4innovation.com/glossario/artefato-conceitual/

Veja esta mesma publicação no LinkedIn