Um smart product é um dispositivo ciberfísico que combina hardware e software para oferecer capacidades digitais, conectividade e inteligência. Ele é capaz de coletar, processar e armazenar dados por meio de sensores e sistemas de informação, interagir com outros dispositivos ou sistemas em um ambiente conectado, e demonstrar autonomia e adaptabilidade ao reagir ao contexto e tomar decisões baseadas em dados.
Os principais aspectos de um smart-product são:
- Conectividade e Rede: Habilita a comunicação em tempo real com outros sistemas e dispositivos no ecossistema da Internet das Coisas (IoT).
- Inteligência e Autonomia: Baseados em algoritmos, os produtos reagem ao ambiente, aprendem com os dados e ajustam seu comportamento.
- Integração Ciberfísica: A combinação de componentes físicos (sensores, atuadores) e digitais (software, algoritmos) agrega valor e funcionalidade.
Leia mais na flexM4i sobre aspectos adicionais dos smart products dentro da seção “Transformação digital e indústria 4.0”, que apresenta no contexto de smart products e services as ondas de evolução desses artefatos e as características funcionais que se confundem com os aspectos listados anteriormente: monitoramento, controle, otimização e autonomia. |
Raff, S., Wentzel, D., & Obwegeser, N. (2020). Smart Products: Conceptual Review, Synthesis, and Research Directions. Journal of Product Innovation Management, 37(5), 379–404. https://doi.org/10.1111/jpim.12544
« retornar para home do glossário