“Necessidades dos clientes organizadas, categorizadas e estruturadas” (Rozenfeld et al., 2006).
Como ilustra a próxima figura, procurando conciliar a teoria da gestão da inovação com a da qualidade, são diversas as entradas, além das necessidades dos clientes, que podem ser estruturadas como requisitos dos clientes.
Figura 1137: termos relacionados com inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment) – clique na figura para abrir em outra aba
“Depois que os requisitos do cliente (qualidade demandada) são ponderados e valorados com base no grau de importância e no benchmarking, eles se tornam a qualidade planejada” (Rozenfeld et al., 2006).
No contexto de utilização do QFD – quality function deployment (desdobramento da função qualidade), o termo “requisitos dos clientes” é sinônimo de qualidade demandada ou exigida.
Durante a aplicação do QFD, a qualidade planejada (ou mesmo a demandada / requisitos do produto) é transformada nos requisitos do produto, que quantificados constituem requisitos técnicos, ou seja, requisitos com valores-meta, que são aquelas que se deseja atingir com o desenvolvimento de produtos.
Leia mais no verbete sobre a necessidade do cliente. Veja o verbete sobre QFD. |
Rozenfeld, Henrique; Forcellini, Fernando Antônio; Amaral, Daniel Capaldo; Toledo, José Carlos de; Silva, Sérgio Luis; Alliprandini, Dário Henrique; Scalice, Régis Kovacs (2006). Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva.
« retornar para home do glossário