No contexto da avaliação de instrumentos de medição
“A reprodutibilidade dos resultados de medição é o grau de concordância entre os resultados das medições de um mesmo mensurando (uma mesma peça, por exemplo) efetuadas sob condições variadas de medição, variando, por exemplo, o operador.” (Costa, Epprecht & Carpinetti, 2003)
Segundo o chatGPT 4.0:
- A reprodutibilidade refere-se à capabilidade de um sistema de medição para produzir resultados consistentes quando a mesma peça ou objeto é medida por diferentes operadores, utilizando os mesmos equipamentos e procedimentos de medição.
- É uma medida da variação que ocorre devido às diferenças entre operadores, além da variação do equipamento e do processo.
- Normalmente, a reprodutibilidade é avaliada por meio de um estudo de medição onde diferentes operadores medem a mesma peça sob condições controladas, e a variação resultante entre os operadores é analisada. Essa variação também pode ser expressa como uma porcentagem do erro total de medição.
Em um estudo de reprodutibilidade, é fundamental que os seguintes aspectos sejam controlados:
- Equipamento: O mesmo equipamento de medição deve ser usado por todos os operadores durante o estudo.
- Procedimentos de medição: Os procedimentos de medição, incluindo as técnicas de medição e os critérios de aceitação, devem ser definidos e seguidos de maneira consistente por todos os operadores.
- Condições ambientais: As condições ambientais, como temperatura e umidade, também devem ser mantidas o mais consistentes possível ao longo do estudo.
- Peças de referência: As peças ou objetos a serem medidas devem ser idênticos e representativos do processo que está sendo avaliado.
Veja também a definição de repetibilidade.
chatGPT 4.0 da assistente de inteligência artificial da OpenAI (Acesso em: 4 de dezembro de 2023).
Costa, A. F. B., Epprecht, E. K., & Carpinetti, L. C. R. (2003). Controle estatístico de qualidade. 2a edição. Editora Atlas Ltda.
« retornar para home do glossário