Glossário: Repetibilidade

« retornar para home do glossário

No contexto da avaliação de instrumentos de medição

“Repetibilidade é o grau de concordância entre resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando (uma mesma peça, por exemplo), sob as mesmas condições de medição; define-se, então, repetibilidade de um instrumento de medida como a aptidão do instrumento em fornecer indicações muito próximas, em medições sucessivas de um mesmo mensurando, sob as mesmas condições de medição. Essas condições são denominadas condições de repetibilidade e incluem:

  • mesmo procedimento de medição;
  • mesmo observador;
  • mesmo instrumento de medição, utilizado nas mesmas condições;
  • mesmo local;
  • repetição em curto período de tempo.” (Costa, Epprecht & Carpinetti, 2003)
A definição original acima utiliza o termo “repetitividade”. Consideramos utilizar “repetibilidade” porque é um termo mais usual neste contexto. O termo em inglês é “repeatability”.

Segundo o chatGPT 4.0:

  • A repetibilidade refere-se à capabilidade de um instrumento de medição de fornecer resultados consistentes quando a mesma unidade ou item é medido várias vezes sob as mesmas condições.
  • Isso implica que, quando um operador mede o mesmo item várias vezes, sob as mesmas condições (mesmo instrumento, mesmo operador, mesmo ambiente, no curto prazo), os resultados devem ser muito próximos uns dos outros.
  • É uma medida da variação que ocorre devido à inconsistência do operador e ao equipamento de medição quando usado repetidamente em condições estáveis.
  • Geralmente, a repetibilidade é avaliada por meio de um estudo de medição, onde o mesmo operador mede a mesma peça várias vezes sob condições controladas e a variação resultante é analisada. Essa variação é comumente expressa como um percentual do erro total de medição.
  • Falta de repetibilidade pode introduzir variação desnecessária e enganosa nos dados, o que pode levar a interpretações erradas sobre a estabilidade do processo.
O desvio de uma amostra, que medimos no contexto do controle estatístico de processo (CEP), é a soma do desvio real da amostra com o desvio do instrumento de medição.
Sendo mais preciso, a variância de medição de uma amostra é a soma da variância real da amostra mais a variância do instrumento de medição, ao mensurar a amostra.Veja também a definição de reprodutibilidade.

chatGPT 4.0 da assistente de inteligência artificial da OpenAI (Acesso em: 4 de dezembro de 2023).

Costa, A. F. B., Epprecht, E. K., & Carpinetti, L. C. R. (2003). Controle estatístico de qualidade. 2a edição. Editora Atlas Ltda.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }