Processo “é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que utilizam entradas para entregar um resultado pretendido” (ISO 9000:2015).
Nota 1: O “resultado pretendido” do processo é chamado de saída, produto ou serviço, dependendo do contexto da referência.
Nota 2: As entradas o um processo são geralmente saídas de outros processos e as saídas de um processo são geralmente as entradas para outros processos
Nota 3: Dois ou mais processos inter-relacionados ou que interagem em série também podem ser referidos como processos
Nota 4: Processos em uma organização são geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor.
Nota 5: Um processo para o qual não for possível validar prontamente ou economicamente a conformidade da saída é frequentemente chamado de “processo especial”.
Um processo transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Essas entradas podem ser energia, informação, materiais etc.
Na próxima figura ilustramos essa definição.
Figura 449: representação da definição básica de processo
Essa definição serve de generalização para várias definições de processo mais específicas, ou seja, essas definições são especializações desta definição básica (a generalização).
Exemplos:
na área de fabricação existem os processos de fabricação, tais como, torneamento, fresamento, retificação, pintura, fundição etc., que transformam um material em um estado (input) em um material após a aplicação do processo de fabricação (output)/
na área administrativa existem os processos administrativos, tais como, conferir e pagar um boleto de cobrança, emitir uma ordem de compra, pagar um funcionário. Isso porque sempre estão relacionados com inputs e outputs. Vamos tratar esses processos de atividades.
Alguns autores tratam as atividades como a generalização de processos. Ou seja, uma atividade é todo trabalho que é realizado em uma organização. Pode ser um processo, subprocesso, tarefa, projeto etc. Normalmente é aquilo que se deseja controlar (Baldam et al., 2014).
Vamos tratar atividades como uma parte do processo, que podemos alocar para uma pessoa ou um grupo de pessoas, uma vez que um processo é um conjunto de atividades. |
Se os processos forem muito amplos, podemos subdividi-lo em subprocessos, que é um conjunto de atividades embutido em um processo maior (Baldam et al., 2014).
Podemos associar processos em macro-processo, que representa uma visão geral de um conjunto de processos. Normalmente é o maior nível na estrutura de processos dentro de uma organização (Baldam et al., 2014).
As atividades administrativas formam processos de negócio.
Esta e outras definições relacionadas com processo foram articuladas e apresentadas em uma sequência lógica na seção “Definições e conceitos relacionados com processos”. |
Baldam, Roquemar; Valle, Rogerio; Rozenfeld, Henrique (2014). Gerenciamento de processos de negócios – BPM: uma referência para implantação prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
ISO 9000:2015. Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e vocabulário.
« retornar para home do glossário