Glossário: Plataforma

« retornar para home do glossário

(definição genérica) Uma plataforma é algo fundamental, que permite que as pessoas realizem atividades essenciais e que ajuda a conectar diferentes entidades (Memon, 2021). Dessa definição podem ser derivadas todas as outras definições mais específicas.

Por exemplo, uma plataforma digital de negócios, como uma de e-commerce conecta vendedores e consumidores e permite que eles realizem as atividades essenciais de compra e venda; uma plataforma de streaming de áudio conecta artistas, produtores de conteúdo e ouvintes e permite que eles compartilhem, ouçam e produzam os áudios.

Plataforma  é “um conjunto de subsistemas e interfaces que formam uma estrutura comum, da qual produtos derivados podem ser desenvolvidos e produzidos de uma forma eficiente”. A abordagem de plataforma reduz custos de manufatura e de suprimentos, pois os itens comuns (sistemas, subsistemas, componentes e materiais) são compartilhados entre os produtos. (Meyer & Lehnerd, 1997).

Uma plataforma de produto é um conjunto de ativos distribuídos em um grupo (família) de produtos. Os ativos mais comuns são os componentes e os subsistemas. Uma plataforma efetiva possibilita que uma grande variedade de produtos derivados possam ser desenvolvidos com maior facilidade e rapidamente. Cada variante pode conter características e funções específicas para um determinado segmento de mercado (Ulrich et al., 2020).

Uma plataforma de produto é construída com base em um subsistema tecnológico pré existente (uma plataforma tecnológica). Como o desenvolvimento de plataformas exigem investimentos elevados, procura-se incorporar a plataforma em diferentes produtos. Ou seja, utilizar uma plataforma passa a ser um pré requisito para o desenvolvimento de novos produtos, desde que ela tenha sido já validada no mercado, ou tenha se tornado um design dominante ((Ulrich et al., 2020).  

Exemplos dessas plataformas são: o chipset da Intel para notebooks; o sistema Android para celulares; o Google maps para mapas a serem incorporados em aplicativos.

A principal vantagem do desenvolvimento de plataformas é a redução de custos. No entanto, o desenvolvimento de plataformas também traz benefícios na redução do tempo de desenvolvimento de produtos derivados, pois vários componentes são reutilizados (Muffatto, 1999).

(na área de desenvolvimento de produtos) “Projetos que criam novas gerações ou famílias de produtos para uma empresa em particular” (Gawer, 2009) 

Plataformas de produtos são novos produtos que atendem às necessidades de um grupo de clientes mas são desenvolvidos para serem facilmente desdobrados em produtos derivados por meio da adição, substituição ou remoção de características (Wheelwright & Clark, 1992).

O conceito de plataforma está associado ao desenvolvimento de famílias de produtos (derivados da plataforma) e ao desenvolvimento de arquiteturas modulares.

Plataforma em ecossistemas

“O ecossistema de plataforma assume uma forma de “hub”, com uma variedade de empresas periféricas conectadas à plataforma central por meio de tecnologias compartilhadas ou de código aberto e/ou padrões técnicos, que, para plataformas relacionadas a TI, podem ser interfaces de programação ou kits de desenvolvimento de software” (Jacobides, Cennamo & Gawer, 2018).

Plataforma forma um ambiente para colaboração, que é um requisito básico para a inovação aberta 2.0 e para a gestão de ecossistemas. As plataformas devem ser integradas e modulares, permitindo uma abordagem plug-and-play. Elas devem ser abertas para garantir baixas barreiras para usar, catalisando a evolução de uma comunidade. Desafios em segurança, padrões, confiança e privacidade precisam ser abordados (Curley & Salmelin, 2013).


Curley, M., & Salmelin, B. (2013). Open Innovation 2.0 : A New Paradigm. OISPG White Papr, 1-12.

Gawer, A. (2009). Platforms, markets and innovation. In Platforms, Markets and Innovation (Issue December 2009). https://doi.org/10.4337/9781849803311

Jacobides, M. G., Cennamo, C., & Gawer, A. (2018). Towards a theory of ecosystems. Strategic Management Journal, 39(8), 2255–2276. https://doi.org/10.1002/smj.2904

Memon, T. (2021). Effective Platform Product Management: An effortless strategy and execution guide for product managers who want to scale their platform business model and grow their customer base. Packt Publishing.

Meyer, M. H., & Lehnerd, A. P. (1997). The power of product platforms. Simon and Schuster.

Muffatto, M. (1999). Introducing a platform strategy in product development. Production, 61, 145–153.

Ulrich, Karl T.; Eppinger, Steven D.; Yang, Maria (2020) Product Design and Development. 7th. ed. New York: McGraw Hill.

Wheelwright, S. C., & Clark, K. B. (1992). Revolutionizing product development: quantum leaps in speed, efficiency, and quality. Simon and Schuster.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }