“Parque eco-industrial (PEI) é uma comunidade de empresas de manufatura e serviços que buscam um melhor desempenho ambiental e econômico por meio da colaboração na gestão de questões ambientais e de recursos, incluindo energia, água e materiais. Trabalhando em conjunto, a comunidade de negócios busca um benefício coletivo maior do que a soma dos benefícios individuais que cada empresa obteria se otimizasse apenas seu desempenho individual. O objetivo de um PEI é melhorar o desempenho econômico das empresas participantes, minimizando seu impacto ambiental. Os componentes dessa abordagem incluem projetos novos ou adaptados de infraestrutura e plantas do parque, prevenção da poluição, eficiência energética e parcerias entre empresas. Por meio da colaboração, essa comunidade de empresas se torna um ecossistema industrial” (Lowe, Moran & Holmes,1996; Lowe, 1997).
Na próxima figura está ilustrado o mapa de sistemas do Parque eco-industrial de Kalundboard, que foi um dos primeiros parques a serem divulgados, ele não foi planejado e é até hoje o mais conhecido e citado.
Figura 927: Mapa de sistemas do parque eco-industrial de Kalundborg
Fonte:den Hond (2000)
den Hond, F. (2000). Industrial ecology: a review. Regional Environmental Change, 1(2), 60–69.
Lowe, E. A., Moran, S. R., & Holmes, D. B. (1996). Fieldbook for the development of eco-Industrial parks, Final Report. Indigo Development.
Lowe, E. A. (1997). Creating by-product resource exchanges: Strategies for eco-industrial parks. Journal of Cleaner Production, 5(1–2), 57–65. https://doi.org/10.1016/s0959-6526(97)00017-6
« retornar para home do glossário