Glossário: Normatização

« retornar para home do glossário

Segundo a norma ISO/IEC 2:2004 …

Normatização (também denominada de normalização ou padronização) é a atividade de estabelecimento de disposições de uso comum e repetido, com relação a problemas atuais ou potenciais, com o objetivo de atingir um ótimo grau de ordem em um contexto específico.

Nota 1: Em particular, esta atividade consiste nos processos de formulação, publicação e implementação de normas.
Nota 2: Os benefícios importantes da normatização estão na melhoria da adequação (compatibilidade ou ser apropriado) de produtos, processos e serviços para os seus propósitos, prevenção de barreiras comerciais e facilitação da cooperação tecnológica.

Disposição é uma generalização de: declaração (statement), instrução (instruction), uma recomendação (recommendation) ou um requisito (requirement). Veja o verbete específico.

A normalização é […] o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global. No estabelecimento dessas regras recorre-se à tecnologia como o instrumento para estabelecer, de forma objetiva e neutra, as condições que possibilitem que o produto, projeto, processo, sistema, pessoa, bem ou serviço atendam às finalidades a que se destinam, sem se esquecer dos aspectos de segurança. Consiste, em particular, na elaboração, difusão e implementação das Normas” (ABNT, 2023).

Benefícios da normalização 

A explicação a seguir foi obtida com apoio do chatGPT da OpenAI

O termo “standardization” no contexto da norma ISO/IEC Guide 2:2004 “Standardization and related activities – General vocabulary” se refere ao processo de desenvolver e estabelecer padrões técnicos, diretrizes ou normas para produtos, serviços ou processos. A normatização (padronização) envolve a definição de especificações técnicas, critérios de desempenho e outros requisitos que permitem a uniformização e a consistência em um determinado campo ou indústria.

Neste contexto, “standardization” é a prática de criar e promover normas técnicas com o objetivo de alcançar diversos benefícios, como:

  1. Interoperabilidade: Ao seguir padrões técnicos, os produtos e sistemas de diferentes fabricantes podem funcionar juntos de forma eficaz, garantindo a compatibilidade e a integração.
  2. Qualidade e Segurança: As normas definem critérios de qualidade e segurança que ajudam a garantir que produtos e serviços atendam a padrões aceitáveis.
  3. Eficiência: A normatização (padronização) pode resultar em processos mais eficientes e redução de custos, uma vez que as empresas podem projetar, fabricar e operar de acordo com padrões estabelecidos.
  4. Facilitação do Comércio: Normas comuns facilitam o comércio internacional, pois eliminam barreiras técnicas e reduzem a necessidade de adaptação de produtos para diferentes mercados.
  5. Inovação: A normatização (padronização) pode engessar a inovação. Mas também pode promover a inovação, pois fornece uma base sólida e comum para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, que precisam ser homologados em setores regulamentados
Conheça as definições de regulamentação, regulamentos e regulação.

ABNT (2023) Sobre a normalização Disponível em: https://abnt.org.br/normalizacao/sobre-a-normalizacao/ Acesso em: 27 novembro 2023

ISO/IEC (2004). ISO/IEC Guide 2:2004 “Standardization and related activities – General vocabulary”. International Organisation for Standardization / International Electrotechnical Commission, Geneva.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }