Glossário: Mapa de fluxo de valor

« retornar para home do glossário

Segundo Klevers (2007), o mapa de fluxo de valor é um diagrama que representa  ao mesmo tempo fluxo de material, fluxo de informações, atividades e ações. Este diagrama contém uma grande quantidade de informações estruturadas.  Depois de um tempo de um certo tempo de prática, consegue-se observar com facilidade as características da situação atual do fluxo de valor. O mapa de fluxo de valor tem 5 elementos:

  • Cliente
  • Processos e fluxo de material
  • Controles e fluxo de informações
  • Fornecedores (interfaces e fluxos correspondentes)
  • Métricas e duração das atividades

Figura 1121: exemplo de um mapa de fluxo de valor
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ValueStreamMapParts.png Acesso em: 11 março 2024. Autor: DanielPenfield, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Na Toyota o método chamado de “mapeamento de fluxo de valor” é conhecido como “mapeamento do fluxo de informação e material. … Na Toyota, enquanto o termo “fluxo de valor” é raramente ouvido, infinita atenção é dada para estabelecer o fluxo, eliminando os desperdícios e agregando valor. As pessoas da Toyota aprendem sobre os três fluxos da manufatura: os fluxos de materiais, de informação e de pessoas. O método do mapeamento do fluxo de valor aqui apresentado cobre os dois primeiros fluxos e está baseado nos mapas de fluxo de materiais e informações usados pela Toyota ” (Rother & Shook, 1998).

A versão mais conhecida (e simples) no Brasil do mapa de fluxo de valor é a indicada no livro acima “Aprendendo a enxergar: mapeamento do fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício” (Rother & Shook, 1998). 

“Um mapa de fluxo de valor (VSM) é um fluxograma que exibe e analisa os passos envolvidos na produção de um produto ou prestação de um serviço. Depois que alguém faz o mapeamento do estado atual do processo do começo ao fim, ele ou ela deve encontrar áreas que não agregam valor ao processo e reduzir essas áreas. O mapeamento do fluxo de valor começou com a metodologia Lean porque é uma maneira poderosa de visualizar os principais objetivos da metodologia Lean: controlar todos os desperdícios, incluindo superprodução, peças defeituosas e transporte de pessoas e produtos “ (Lucid Content, 2024).

Em inglês: value stream map (VSM)


Klevers, T. (2007). Wertstrom-Mapping und Wertstrom-Design: Verschwendung erkennen-Wertschöpfung steigern. MI Wirtschaftsbuch.

Lucid Content (2024). O que é mapa de fluxo de valor e como fazer um. Disponível em: https://www.lucidchart.com/blog/pt/como-fazer-um-mapa-de-fluxo-de-valor Acesso em: 11 março 2024.

Rother, M., & Shook, J. (1998). Aprendendo a enxergar: mapeamento do fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. Lean Enterprise Institute.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }