“Um conceito ou pensamento que se torna uma invenção quando convertida em um artefato tangível” (TIDD et al., 2005, apud CUNHA et al., 2014).
Um conceito ou um pensamento ou coleção de pensamentos (TROTT, 2017)
“É a forma mais embrionário de um produto ou serviço. Muitas vezes, consiste em uma visão de alto nível da solução prevista” (KOEN et al., 2002).
“É o resultado dos processos de pensamento criativo ou racional de funcionários, clientes, fornecedores ou universidades, gerados individualmente ou em sessões de grupo” (BOEDDRICH, 2004).
“O conteúdo da cognição. A principal coisa em que se está pensando” (PRINCETON UNIVERSITY, 2010).
“Uma intenção. O que se pretende fazer” (PRINCETON UNIVERSITY, 2010).
Definição na flexM4i
Ideia pode ser considerada uma generalização de estágios de evolução do “embrião” de um resultado (a inovação), como ilustrado na próxima figura.
.
Figura 042: ilustração da ideia de uma inovação como uma generalização de estágios de evolução de uma oferta (produto ou serviço), processo ou outro objeto de inovação.
Na figura anterior:
- explorar significa entender a situação atual para identificar oportunidades e desafios (que podem ser bem concretos). Um exemplo de uma ideia inicial de exploração poderia ser “vamos explorar a situação atual ou o potencial de novas tecnologias para descobrir (discovery) uma oportunidade ou desafio de inovação!”.
Leia mais na flexM4i sobre o processo de discovery. |
- pensamento ou insight é uma ideia com um elevado nível de abstração.
- solução refere-se à combinação de princípios de soluções: elementos esquemáticos que representam:
- funções de artefatos físicos;
- processos que representam serviços ou
- qualificadores que representam pessoas etc.
- conceito do resultado refere-se a uma primeira versão do design do objeto da inovação (é o segundo significado do termo “conceito” no nosso glossário).
- proposta da ação refere-se a uma minuta de um projeto, iniciativa ou ação para se concretizar a ideia.
Um exemplo de ideia que se desdobra em várias ideias mais concretas
A ideia é contribuir para a diminuição do impacto ambiental dos automóveis com motores à combustão. Neste caso, a ideia representa uma intenção (uma das definições no glossário); um objetivo. Pode haver muitos caminhos e soluções para concretizar essa ideia, que seriam ideias com um grau de abstração menor, ou seja, mais concretas. Mesmo assim, elas ainda podem ser abrangentes, tais como:
- desenvolver um novo modelo de negócio de compartilhamento de automóveis para aumentar o seu uso e diminuir o impacto ambiental. Essa ideia já é mais concreta; é uma ideia inicial. Consiste em uma visão de alto nível da solução prevista (uma das definições do glossário);
- desenvolver um carro elétrico de baixo custo. Outra ideia mais concreta ainda, que para ser executada necessitaria de um programa amplo, lembrando que programa é um conjunto de projetos;
- dificultar a compra de automóveis e seu uso no centro da cidade. Outra ideia mais concreta; inicial.
As ideias listadas acima também podem ser consideradas oportunidades e/ou desafios
Outro exemplo
Imagine que os clientes atuais da sua empresa não estão satisfeitos com o SAC (serviço de atendimento aos clientes) da empresa. Possíveis ideias para resolver esse problema, com diferentes níveis de abstração, seriam:
- a ideia seria aplicar métodos de design para entender melhor as razões pela insatisfação, aumentar a empatia pelos clientes, descobrir quais as necessidades e depois procurar soluções;
- a ideia seria utilizar o mesmo processo e ferramentas que o nosso concorrente utiliza para o SAC, pois sabemos que os clientes dele estão satisfeitos (benchmarking);
- a ideia seria treinar melhor os atendentes e aperfeiçoar o script do atendimento;
- a ideia seria implementar um chatbot com inteligência artificial para resolver dúvidas mais básicas e encaminhar para especialistas a partir de um certo ponto da conversa;
- a ideia, tendo a visão futura das oportunidades tecnológicas, seria implementar soluções de realidade aumentada no produto, para o cliente possuir informações e instruções, que permitam que ela/ele resolva, de uma forma autônoma e simplificada, a maior parte dos problemas.
Essa lista de ideias poderia ser muito maior, mas nesses exemplos, mostramos que o termo ideia pode conotar “ideia do que fazer para resolver o problema” ou “ideia da solução”. Muitas vezes, as pessoas consideram a ideia somente a “ideia da solução”.
Veja que quando a ideia já é de uma solução, já é uma visão da situação futura. Nos exemplos acima poderíamos ter usado em alguns casos o termo “desafio” no lugar de ideia e mesmo o termo “oportunidade”.
Boeddrich, H. Ideas in the Workplace : A New Approach Towards Organizing the Fuzzy Front End of the Innovation Process. Creativity and Innovation Management, v. 13, n. 4, p. 274–285, 2004.
Cunha, Vitor; Oliveira, Maicon; Rozenfeld, Henrique. Extending the ideation process to the entire organization. Product (IGDP), [S. l.], v. 12, p. 63–71, 2014
Koen, P., Ajamian, G. M., Boyce, S., Clamen, A., Fisher E., Fountoulakis S., Johnson, A., Puri P. & Seibert, R. (2002). Fuzzy Front End: Effective Methods, Tools, and Techniques. In: Belliveau, P.; Griffin, A.; Somermeyer, S. (Eds.). The PDMA Tookbook for New Product Development. New York: John Wiley & Sons, p. 5–35.
PRINCETON UNIVERSITY. WordNet. 2010. Disponível em: http://wordnet.princeton.edu. Acesso em: 03 jun. 2020.
Trott, P. (2017).Innovation management and new product development. Pearson education.
« retornar para home do glossário