Definições colocadas em ordem cronológica
“Estratégia é uma configuração de atividades, consistentes internamente, que distinguem uma empresa dos seus rivais” (Porter, 1985).
Estratégia pode ser vista como
- como um plano
- uma manobra (estratégias competitivas)
- um padrão de comportamento (voltado à ação)
- um posicionamento no ambiente externo
- uma perspectiva de percepção do mundo (é um conceito), ou seja, é uma abstração que existe somente na mente das pessoas
que devem ser integradas (Mintzberg, 1987).
“Estratégia é um conjunto integrado de escolhas que posiciona de maneira única a empresa em seu setor de forma a criar vantagem sustentável e valor superior em relação à concorrência.” (Lafley & Martin, 2013)
“Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão para orientação do comportamento organizacional” (Ansoff et al., 2019). Existem 4 tipos de regras:
- Padrões para medir o desempenho presente e futuro da empresa. Esses padrões são chamados de objetivos e seus valores desejados são chamados de metas.
- “Regras para desenvolver o relacionamento da empresa com seu ambiente externo: Quais produtos-tecnologia a empresa desenvolverá, onde e para quem os produtos serão vendidos, como a empresa obterá vantagem sobre os concorrentes. Esse conjunto de regras é chamado de produto-mercado ou estratégia de negócios.”
- Regras para estabelecer as relações e processos internos da empresa chamadas de estratégias organizacionais.
- As regras pelas quais a empresa conduz seus negócios diários chamadas de políticas operacionais
Estratégia é a direção de longo prazo de uma organização”. (Whittington et al.,2020) – definição básica
“Estratégia é a direção de longo prazo de uma organização, formada por escolhas e ações sobre seus recursos e escopo, a fim de criar posições vantajosas em relação ao ambiente em mudança e aos contextos dos stakeholders” (Whittington et al.,2020) – definição mais completa
Ansoff H.I., Kipley D., Lewis A.O., Helm-Stevens R., Ansoff R. (2019) Implanting Strategic Management. Palgrave Macmillan, Cham
Lafley, A. G., & Martin, R. L. (2013). Playing to win: How strategy really works. Harvard Business Press.
Mintzberg, H. (1987). The Strategy Concept I: Five Ps For Strategy. California Management Review, 30(1), 11–24. https://doi.org/10.2307/41165263
Porter Michael, E. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York.
Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G., & Scholes, K. (2020). Exploring Strategy Text and Cases. Pearson UK.
« retornar para home do glossário