Definição de Davis & Spekman (2004):
- A empresa estendida (extended enterprise) é todo o conjunto de empresas colaboradoras, tanto a montante quanto a jusante, desde a matéria-prima até o consumo final, que trabalham juntas para agregar valor ao mercado.
- Os fluxos de informação, que estão no cerne da coordenação e colaboração entre os membros da rede, não apenas conectam fontes de informação distintas, mas também oferecem uma oportunidade para construir ferramentas baseadas em conhecimento.
- As empresas se envolvem em relações de parceria de longo prazo, baseadas em objetivos mútuos e acompanhadas por uma troca de informações rica e profunda. A percepção dos membros de que seus destinos são interdependentes é o que separa a empresa estendida de outras confederações menos estruturadas de compradores e fornecedores.
- O fato de que o sucesso agora é função do desempenho coletivo da empresa estendida e não das ações individuais das empresas sinaliza uma mudança significativa.
- Estendendo a noção de uma cadeia de suprimentos integrada, os membros são unidos por um conjunto compartilhado de normas e contratos sociais que enfatizam uma filosofia de ganha-ganha, de modo que cada um compartilha de forma equitativa os ganhos e os riscos inerentes a qualquer tipo de arena competitiva.
- As vantagens da empresa estendida derivam da capacidade de uma empresa de utilizar rapidamente toda a rede de fornecedores, vendedores, compradores e clientes.
No contexto de um ecossistema de negócios, uma empresa estendida é formada pelas relações e redes cooperativas nas quais a empresa está inserida. Essas redes permitem que a organização tenha acesso a recursos e informações essenciais, ampliando sua capacidade de percepção, ação e resposta. Dessa forma, a empresa pode desenvolver uma vantagem colaborativa ao se posicionar estrategicamente no ecossistema e cultivar relações cooperativas com outras organizações que compartilham objetivos e interesses comuns. (Aarikka-Stenroos & Ritala, 2017; Wilkinson & Young, 2013).
O conceito de empresa estendida surgiu na época da gestão da cadeia de suprimentos ou cadeia de valor, onde os parceiros possuíam relações contratuais. Atualmente, com o advento do conceito de ecossistema, no qual os atores não possuem relações contratuais, os atores do ecossistema fazem parte da empresa estendida. Leia mais na flexM4i sobre a “Diferença entre ecossistema de inovação e cadeia de valor”.
Aarikka-Stenroos, L., & Ritala, P. (2017). Network management in the era of ecosystems: Systematic review and management framework. Industrial Marketing Management, 67(August), 23–36. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2017.08.010
Davis, E. W., & Spekman, R. E. (2004). The Extended Enterprise: Gaining Competitive advantage through collaborative supply chains. FT Prentice Hall – Pearson Education.
Wilkinson, I. F., & Young, L. C. (2013). The past and the future of business marketing theory. Industrial Marketing Management, 42(3), 394–404. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.02.007
« retornar para home do glossário