Glossário: Desejo do cliente

« retornar para home do glossário

 

Segundo a Agência Tângelo (2018)  desejos são carências por satisfações específicas que variam de acordo com a cultura, preferências pessoais e outros fatores. Os desejos têm um forte componente emocional.

Desejos do cliente versus necessidade do cliente

Uma necessidade do cliente é uma declaração abstrata dependente do contexto que descreve os benefícios, nas próprias palavras do cliente, que o cliente procura obter de um produto ou serviço.” (Timoshenko & Hauser, 2019). Algumas necessidades são essenciais para a sobrevivência e bem-estar do ser humano e incluem aspectos como alimentação, segurança, e abrigo. As necessidades humanas devem ser atendidas para que uma pessoa se sinta satisfeita e realizada, enquanto os desejos são vontades específicas que vão além do essencial.

Segundo Almquist et al. (2016), existem categorias de necessidades, denominadas pelos autores de “elementos de valor”, que vão além das necessidades básicas e funcionais: elementos emocionais, de mudança de vida e de impacto social. Consideramos que essas necessidades podem ser tratadas como desejos.

Conheça outras definições relacionadas:
Necessidade do cliente
Pirâmide de Maslow
Elementos de valor
Requisito

Desejos e necessidades em marketing

Uma estratégia eficaz em marketing é transformar desejos em necessidades, utilizando-se de ferramentas de marketing para despertar nos consumidores a necessidade de adquirir determinado produto, mesmo que inicialmente seja apenas um desejo (Tângelo, 2018).

Kotler & Keller (2019) apresentam um raciocínio inverso.

“Necessidades são os requisitos básicos do ser humano, como comida, ar, água, roupas e abrigo. Os seres humanos também sentem forte necessidade de recreação, instrução e diversão. Essas necessidades tornam-se desejos quando direcionadas a objetos específicos que possam satisfazê-las”(Kotler & Keller, 2019).

Por exemplo, “quando um consumidor norte-americano precisa se alimentar, pode querer uma pizza acompanhada de uma cerveja artesanal. Já um habitante do Afeganistão pode querer arroz, cordeiro e cenouras”(Kotler & Keller, 2019).

Nossos desejos são moldados pela sociedade à qual pertencemos.

Definição de “desejo” na área de psicologia filosófica

Definição mais ampla de “desejo” não necessariamente relacionada com o “desejo do cliente”. Extraído do capítulo de Stampe (2018)

Desejo, conforme explicado por Robert Stalnaker (1984), é uma disposição de um agente potencialmente racional para agir de maneiras que tenderiam a tornar verdadeira uma situação particular em um mundo onde suas crenças fossem verdadeiras. Ou seja, desejar que algo seja verdade é estar predisposto a tomar ações que ajudariam a realizar essa verdade, baseando-se nas crenças atuais da pessoa.

Crenças, por outro lado, são inclinações para agir de maneira que se alinhem ou realizem esses desejos, assumindo a verdade das próprias crenças. Ou seja, crenças motivam ações que  buscariam satisfazer desejos

Em outras palavras, desejo é a inclinação para agir visando realizar um certo estado de coisas, guiado pelas crenças que se tem sobre como o mundo funciona ou sobre como alcançar tal estado. 


Almquist, E., Senior, J., & Bloch, N. (2016). The Elements of Value. Harvard Business Review, 53(9), 1689–1699.

Kotler, P. & Keller, K.L. (2019) Administração de marketing, 15a edição, Pearson

Stampe, D. W. (2018). Defining desire. Intelligence: (Marks, J.) The ways of desire: new essays intelligence philosophical psychology on the concept of wanting  (pp. 149-174). Routledge.

Stalnaker, Robert C. (1984). Inquiry. Cambridge, MA: MIT Press.

Tângelo, Agência (2018). Entenda as necessidades e desejos dos clientes. Disponível em: https://www.agenciatangelo.com.br/mostrar-blog/entenda-as-necessidades-e-desejos-dos-clientes/363 Recuperado em: 30 janeiro 2024.

Timoshenko, A., & Hauser, J. R. (2019). Identifying customer needs from user-generated content. Marketing Science, 38(1), 1–20. https://doi.org/10.1287/mksc.2018.1123

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }