A prática - Caso
Ultrasound as a Service
localize-se na flexM4I

Você está em: flexM4I > a prática > casos > caso Ultrasound as a service
Ato 1: Análise do contexto (página inicial)

Análise do contexto

A Ultras já possui alguns processos correntes para rastrear, monitorar e analisar o contexto externo e interno, como ilustra a figura abaixo.

Esses processos são realizados continuamente, como destacado na figura da metodologia, pois a qualquer momento podem surgir novidades que impactam diretamente o negócio. Esses processos são conduzidos pelo time de analistas de negócio da Ultras, que realiza continuamente pesquisas de mercado, análise de concorrentes, vigilância tecnológica e levantamento de inteligência de mercado para a empresa. Eles são responsáveis por contratar consultorias especializadas para realizar algumas das atividades dos processos de rastrear, monitorar e analisar o contexto.

Na figura abaixo, ilustramos a continuidade dessa atividade.

 

A figura anterior, apesar de representar a metodologia de servitização, mostra um recorte no tempo para a realização do projeto e aplicação da metodologia. Pode parecer que os processos de rastrear, monitorar e analisar o contexto ocorrem dentro do escopo do projeto, porém eles são contínuos no funcionamento da Ultras.

Na próxima figura trazemos uma visão de quatro anos, para você entender que rastrear, monitorar e analisar o contexto ocorrem de forma contínua. Apesar do levantamento dessas informações ser contínuo, elas são consolidadas em relatórios periodicamente, que são utilizados para construir roadmaps estratégicos, que dão subsídios ao planejamento estratégico.

Dando um zoom em uma passagem de um ano.

Podemos observar que antes de terminar um ano, os relatórios dos processos de rastrear, monitorar e analisar o contexto são consolidados para apoiar o planejamento estratégico e o planejamento da inovação. Em seguida, o planejamento estratégico é realizado para definir as estratégias e o orçamento para o ano seguinte. O planejamento da inovação segue as diretrizes do planejamento estratégico e termina com o planejamento do portfólio que define quais são os projetos de inovação a serem desenvolvidos no próximo ano (além daqueles projetos que ainda estão em desenvolvimento).

Dessa forma, as atividades de análise do contexto da metodologia de servitização já estão incorporadas às práticas normais da Ultras. Isso facilita o planejamento estratégico e o planejamento da inovação.

Caso uma empresa não realize continuamente os processos de rastrear, monitorar e analisar o contexto, a análise do contexto deve ser realizada de forma pontual antes e/ou durante o planejamento estratégico e planejamento da inovação para definir o portfólio de iniciativas e projetos de inovação. Isso pode fazer com que o planejamento estratégico demore ou seja realizado com base em informações parciais. Por esta razão, é uma boa prática realizar continuamente os processos de rastrear, monitorar e analisar o contexto.

No caso da Ultras, vamos dividir a análise do contexto em duas atividades:

  • Consolidação dos relatórios a partir das informações de rastreamento, monitoramento e análise do contexto externo
  • Análise da situação interna atual

Essas duas atividades são apresentadas aqui de forma sequencial, mas geralmente ocorrem de forma paralela. Elas embasam a construção do roadmap estratégico (última cena da análise do contexto), o qual ilustra um mapeamento visual de onde estamos (situação atual), aonde desejamos chegar no futuro e como chegaremos lá, na forma de linha de tempo.

Duração:Linha do tempo

Atores:

  • Time de roadmapping: Hélio Testa (inteligência de mercado), Pedro Cardinal (inteligência de mercado), diretoria e consultor externo convidado para mediação do roadmapping

Práticas:

Tags: ato
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }