O conselho de administração é o órgão colegiado responsável por definir o direcionamento estratégico da organização e zelar pela integridade do seu sistema de governança. Atua como guardião dos princípios, valores e propósitos institucionais, assegurando que as decisões da organização estejam alinhadas ao seu objeto social e ao interesse dos sócios.
Além de estabelecer diretrizes estratégicas, o conselho supervisiona a atuação da diretoria executiva, funcionando como instância de monitoramento e ligação entre os gestores e os sócios da empresa.
Seus membros são eleitos em assembleia e possuem deveres fiduciários em relação à organização, respondendo por suas decisões perante os sócios. Essa prestação de contas ocorre tanto em assembléias formais quanto por meio de relatórios periódicos, que também são compartilhados com outras partes interessadas.
A definição acima foi adaptada de IBGC (2015).
A figura a seguir ilustra a posição do conselho de administração na governança corporativa.
Figura 1336: esquema representativo genérico da hierarquia de uma governança corporativa
Fonte: adaptado de (IBGC, 2015)
Em inglês, conselho de administração é comumente denominado de “board of directors”. Mas esse termo pode confundir com a “diretoria” em português. |
IBGC (2015). Código das melhores práticas de governança corporativa. 5.ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, São Paulo, SP. 108p. Disponível em: https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=21138 Recuperado em: 14/4/2025
« retornar para home do glossário