Glossário: Governança corporativa

« retornar para home do glossário

“lida com as maneiras pelas quais os acionistas das corporações asseguram a eles mesmos a obtenção do retorno dos seus investimentos” (Shleifer & Vishny, 1997).

não se limita ao conjunto de estruturas de decisão e fiscalização internas às empresas (tais como o órgão de administração, de fiscalização etc.). Engloba todas as restrições que lhes são impostas externamente, designadamente aquelas que se referem ao escrutínio e ao juízo de valor que é feito pelos diversos agentes do mercado de capitais. De salientar ainda, que nem todos os mecanismos de governança internos resultam da livre escolha desta: alguns são frutos de imposições legais ou regulamentares” (Silva et al., 2006).

Em empresas de capital aberto, “a arbitrariedade de que gozam os gestores emerge também da assimetria de informação”, que eles possuem comparados com os acionistas e outros stakeholders externos. “Os gestores e, em particular, os administradores executivos dispõem de mais informações sobre a empresa do que qualquer outra pessoa. Esta assimetria de informação permite-lhes esconder os verdadeiros objetivos com que as decisões são tomadas, havendo por isso o risco de os decisores procurarem atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses na empresa”. Isso pode resultar em prejuízo para a empresa e, consequentemente, dano para os seus acionistas”. A governança corporativa, portanto, deve incluir mecanismos destinados à fiscalização da atuação das equipes de gestão” (Silva et al., 2006).


Shleifer, Andrei & Vishny, R. W. (1997). A Survey of Corporate Governance Andrei. The Journal of Finance, 52(2), 737–783.

Silva, A., Vitorino, A., Alves, C., Cunha, J., & Monteiro, M. A. (2006). Livro branco sobre corporate governance em Portugal. Instituto Português de Corporate Governance.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }