Lead time é o tempo total necessário para completar um processo, desde o momento em que um pedido é feito até a entrega do produto ou serviço ao cliente final. O lead time pode variar de acordo com a complexidade do produto, a eficiência dos processos de manufatura, a gestão da cadeia de suprimentos e o tempo de transporte (Kenton et al., 2024).
Componentes do lead time
O lead time geralmente é composto por vários tempos, que representam as fases que podem ocorrer entre a entrada do pedido e a entrega do produto. Como esses tempos também são denominados de lead time de processamento, de produção etc., o lead time deste verbete também é denominado de “lead time total”.
Tempo de processamento do pedido: o tempo necessário para processar o pedido após ser recebido.
Tempo de obtenção de materiais: o tempo necessário para pedir e receber os materiais (matéria prima e itens – sistemas, subsistemas e componentes). Este tempo pode se subdividir em:
- Tempo de compra: o período necessário para identificar fornecedores, negociar e realizar a compra dos materiais ou componentes. Normalmente, durante o desenvolvimento do produto, os fornecedores já são identificados. Assim, o tempo de compra se limita à negociação (que também pode ter sido definida anteriormente para itens mais críticos) e ao processamento do pedido de compra.
- Tempo de entrega de fornecedores: o tempo necessário para que os materiais ou componentes sejam fabricados, se necessário, e enviados ao fabricante. No caso de contrato de fornecimento just-intelligence-time, este tempo é mínimo ou mesmo inexistente, porque com base em uma programação de previsão de demanda entregue ao fornecedor, ele entrega os itens no momento que eles forem demandados.
- Tempo de recebimento e inspeção: o tempo gasto no recebimento e inspeção das matérias-primas ou componentes para garantir que estão em conformidade com as especificações. No caso da qualidade assegurada, este tempo é mínimo porque não ocorre a inspeção.
Tempo de produção: o período necessário para fabricar e/ou montar o produto.
Tempo de espera ou ociosidade: tempo em que o pedido ou os componentes esperam para passar pela sequência de operações do processo de produção.
Tempo de entrega: o período necessário para enviar o produto até o cliente final.
A aplicação da abordagem de manufatura enxuta (lean manufacturing) elimina desperdícios e diminui todos esses tempos.
Esses tempos são influenciados pelas estratégias de atendimento de pedidos. O tempo de produção é influenciado pelo tipo de layout. |
Tradução para o português
Em português, o termo lead time pode ser traduzido de diferentes maneiras, dependendo do contexto e da preferência de uso. Algumas traduções comuns incluem:
- Tempo de entrega: frequentemente usado para se referir ao tempo total entre o pedido e a entrega ao cliente.
- Tempo de ciclo: usado em alguns contextos de manufatura para descrever o tempo que um processo leva do início ao fim.
- Tempo de passagem: uma tradução menos comum, mas também possível, principalmente quando o foco está no fluxo do processo de produção ou logística.
Kenton, Will; Rasure, Erika & Velasquez, Vikki (2024). Lead Time: Definition, How It Works, and Example. Disponível em: https://www.investopedia.com/terms/l/leadtime.asp Recuperado em: outubro, 2024.
« retornar para home do glossário