Gates são pontos de revisão e decisão em projetos de inovação, que são avaliados com base em critérios previamente definidos. Nesses momentos, decidimos se o projeto é aprovado, congelado, redirecionado ou cancelado, garantindo o uso eficiente de recursos. Essa prática visa alinhar os projetos aos objetivos estratégicos, evitando desperdício de tempo e dinheiro em iniciativas inviáveis.
Práticas: Método Promethee II para priorização de projetos
Método multicritério para priorização e consequentemente seleção de alternativas, como projetos de inovação ou melhoria, que não usa a média ponderada (que apesar de intuitiva possui as limitações da compensação, explicadas nesta seção). Além da teoria, oferece uma planilha para você baixar e aplicar.
Práticas: Metodologia da invincible company
Para gerenciar de forma integrada o portfólio de projetos de desenvolvimento, melhoria e transformação de modelos de negócio de exploration (explorar o novo) e de exploitation (explorar o existente). Apresenta uma biblioteca de 39 padrões (patterns) de modelos de negócio com exemplos reais e traz uma proposta de como transformar a cultura para aplicação da metodologia.
Práticas: Gestão de portfólio
Gestão do portfólio é o processo de gestão integrada de todos os programas e projetos de uma organização (o portfólio) para alcançar os seus objetivos estratégicos
Práticas: Três horizontes de inovação e crescimento
Os três horizontes H1, H2 e H3 servem para que hoje as empresas atuem no amanhã. Ou seja, algumas iniciativas atuais exploram os horizontes H2 e H3 para abrir novas oportunidades e mercados e, assim, garantir as receitas futuras.