Práticas com a tag open innovation

Práticas: Boas práticas da conexão com startups

Esta seção apresenta um checklist de boas práticas da conexão com startups, aplicáveis com metodologias ou de forma independente. As práticas são organizadas em categorias, desde a criação de condições para conexão até a condução de projetos em parceria com startups e outros atores do ecossistema. O checklist, disponível para download, permite avaliar tanto a existência dessas práticas na empresa quanto o nível de prontidão da sua empresa com relação a elas.

Práticas: Metodologia para conexão com startups

Esta seção apresenta uma metodologia prática e estruturada, na forma de checklist, para implementar e conduzir a conexão com startups. Associada a uma coleção de boas práticas, a metodologia oferece princípios fundamentais para esse tipo de colaboração. O checklist, disponível para download, pode ser adaptado a diferentes contextos organizacionais, servindo como exemplo diante de outras metodologias possíveis.

Práticas: Corporate Venture Capital (CVC)

Modalidade de investimento das corporações (empresas estabelecidas) em startups para receber um retorno financeiro do investimento, mas o foco está no desenvolvimento de novas ofertas ou negócios alinhados com os seus interesses estratégicos. É um dos mecanismos da inovação aberta.

Práticas: Conexão com startups

A conexão com startups é um dos mecanismos mais populares e eficazes de inovação aberta, permitindo que empresas aproveitem a agilidade, criatividade e expertise de startups para enfrentar desafios e acelerar a inovação. Esta seção apresenta os fundamentos dessa estratégia, explora as barreiras e propõe recomendações, situando a conexão empresa-startup em um contexto mais amplo. Além disso, direciona para duas seções complementares: metodologia e boas práticas.

Práticas: Startup

Startup é uma organização temporária que busca um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo. Ela pode resultar do empreendedorismo independente ou do corporate venturing. Apresentamos os tipos, perspectivas, ciclo de vida das startups, assim como indicamos a seção sobre modalidades de financiamento. Trazemos ainda estatísticas sobre as startups e indicamos fontes para se encontrar startups.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }