Práticas com a tag lean

Práticas: Value Stream Mapping

Value Stream Mapping (VSM), ou mapeamento do fluxo de valor, é um método para se criar um mapa do fluxo de valor atual de um sistema de produção (chão de fábrica) para detectar os desperdícios com o objetivo de gerar um mapa da situação futura que elimine esses desperdícios. O VSM também pode ser usado em outros ambientes (escritório), mas o foco desta seção está na produção. Indicamos uma fonte de acesso livre para você conhecer um exemplo bem detalhado de aplicação do VSM.

Práticas: Metodologia de inovação de Furr & Dyer

Metodologia adaptável de inovação corporativa, que integra abordagens e práticas de criatividade, ideação, inovação aberta, design thinking, software ágil, lean startup e inovação de modelo de negócio.

Práticas: Matriz X (Hoshin Kanri)

A Matriz X é uma ferramenta central do Hoshin Kanri, abordagem para gestão estratégica no contexto do Lean Enterprise, que alinha objetivos de longo prazo com ações de curto prazo. A Matriz X facilita o desdobramento de estratégias em toda a organização, promovendo alinhamento e foco. Ela correlaciona objetivos de 3 a 5 anos com estratégias anuais, projetos de melhoria, métricas e responsáveis, assegurando que todos os níveis hierárquicos estejam comprometidos com as metas estabelecidas.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }