Esta seção apresenta um checklist de boas práticas da conexão com startups, aplicáveis com metodologias ou de forma independente. As práticas são organizadas em categorias, desde a criação de condições para conexão até a condução de projetos em parceria com startups e outros atores do ecossistema. O checklist, disponível para download, permite avaliar tanto a existência dessas práticas na empresa quanto o nível de prontidão da sua empresa com relação a elas.
Práticas: Metodologia para conexão com startups
Esta seção apresenta uma metodologia prática e estruturada, na forma de checklist, para implementar e conduzir a conexão com startups. Associada a uma coleção de boas práticas, a metodologia oferece princípios fundamentais para esse tipo de colaboração. O checklist, disponível para download, pode ser adaptado a diferentes contextos organizacionais, servindo como exemplo diante de outras metodologias possíveis.
Práticas: AARRR: o funil de métricas da aquisição ao engajamento de clientes
O funil AARRR (Aquisição, Ativação, Retenção, Receita, Indicação) é um framework usado para medir e otimizar o desempenho de produtos e serviços no contexto do processo de compra e engajamento de clientes. Este framework expande os funis de marketing e vendas tradicionais e ajuda empresas a identificar gargalos, melhorar o engajamento do cliente e tomar decisões baseadas em dados. Ele é aplicável tanto a produtos digitais quanto físicos.
Práticas: Conexão com startups
A conexão com startups é um dos mecanismos mais populares e eficazes de inovação aberta, permitindo que empresas aproveitem a agilidade, criatividade e expertise de startups para enfrentar desafios e acelerar a inovação. Esta seção apresenta os fundamentos dessa estratégia, explora as barreiras e propõe recomendações, situando a conexão empresa-startup em um contexto mais amplo. Além disso, direciona para duas seções complementares: metodologia e boas práticas.
Práticas: Matriz de avaliação do engajamento do stakeholder
Método que compara o nível de engajamento atual e o desejado de um stakeholder com relação a um projeto.