Esta seção apresenta uma metodologia prática e estruturada, na forma de checklist, para implementar e conduzir a conexão com startups. Associada a uma coleção de boas práticas, a metodologia oferece princípios fundamentais para esse tipo de colaboração. O checklist, disponível para download, pode ser adaptado a diferentes contextos organizacionais, servindo como exemplo diante de outras metodologias possíveis.
Práticas: Incubadora e aceleradora corporativa
Incubadoras e aceleradoras corporativas vão além das incubadoras e aceleradoras independentes. São unidades corporativas especializadas que criam novos negócios e aprimoram a base tecnológica de uma corporação para apoiar o seu desenvolvimento e crescimento geral. Apoiam startups externas ou internas, ou empreendedores com uma ideia de negócio promissora, ou tecnologia, que pode trazer um diferencial competitivo para a empresa.
Práticas: Conexão com startups
A conexão com startups é um dos mecanismos mais populares e eficazes de inovação aberta, permitindo que empresas aproveitem a agilidade, criatividade e expertise de startups para enfrentar desafios e acelerar a inovação. Esta seção apresenta os fundamentos dessa estratégia, explora as barreiras e propõe recomendações, situando a conexão empresa-startup em um contexto mais amplo. Além disso, direciona para duas seções complementares: metodologia e boas práticas.
Práticas: Inovação corporativa / empreendedorismo corporativo & intraempreendedorismo
Inovação corporativa pode ser considerada um sinônimo de empreendedorismo corporativo, e elas são abordagens de inovação top-down em uma corporação. Vai além da criação de startups. Inclui criar ofertas, melhorar as capabilidades, promover o espírito empreendedor e lançar novos negócios de risco (ventures). O intraempreendedorismo foca nas pessoas e é uma abordagem bottom-up integrada. A combinação dessas abordagens com suas práticas e mecanismos é o coração da gestão da inovação em corporações.