Diagrama de Pareto
flexM4I > abordagens e práticas > Diagrama de Pareto (versão 1.3)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])
Conteúdo desta página
Descrição resumida
Diagrama empregado para se representar da maior a menor frequência de ocorrência um fenômeno para priorizar as ações para os fenômenos de maior frequência. Este gráfico é usado muito para analisar problemas ou causas de um problema.
O nome do diagrama nome advém do trabalho do economista e sociólogo de Vilfredo Pareto, que em 1897 realizou um estudo sobre a distribuição de renda, quando constatou que 80% da riqueza estava concentrada nas mãos de 20% da população.
A aplicação do princípio de Pareto na área de qualidade afirma que 80% das consequências / efeitos decorrentes de de 20% das causas. Em outras palavras, esse princípio indica que grande parte dos problemas de qualidade decorrem de poucas causas. Se essas poucas causas forem eliminadas, 80% dos problemas não irão mais ocorrer. Portanto, é uma ferramenta para priorizar análises, causas de problemas, ações etc.
É uma das 7 ferramentas básicas da qualidade:
- Histogramas
- Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
- Folhas de verificação
- Diagrama de Pareto
- Gráfico de controle
- Estratificação (amostragem estratificada)
- Diagrama de dispersão
Algumas publicações citam o fluxograma como uma das 7 ferramentas básicas da qualidade no lugar do gráfico de estratificação. Nas publicações originais dessas ferramentas, o fluxograma não era citado. Além disso, todas essas ferramentas básicas da qualidade tratam de dados levantados e somente o diagrama de causa-efeito é qualitativo. Consideramos que o fluxograma é um tipo de formalismo para mapeamento de processos, que é um outra ferramenta da qualidade, mas que não é considerada básica. |
A figura abaixo mostra um diagrama de Pareto das causas de atrasos. Observe que as duas primeiras causas provocam 70% dos atrasos.
Figura 724: Diagrama de Pareto dos motivos para atraso
Fonte: adaptado de Dense2013, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 >, via Wikimedia Commons
Indicamos nesta seção links a conteúdos de acesso gratuito (Wikipédia e outros) porque consideramos que são de qualidade e não queremos “reescrever a roda”. |
Como existe material de qualidade sobre esta ferramenta de acesso gratuito, conheça mais sobre o diagrama de Pareto e como construí-lo nas referências citadas nas informações adicionais
Informações adicionais
Na Wikipédia em português você pode encontrar um resumo sobre o diagrama de Pareto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Pareto
O verbete da Wikipédia citado acima referencia um post de um blog que consideramos bem completo sobre o diagrama de Pareto da empresa FM2S.
https://www.fm2s.com.br/grafico-de-pareto/
Carpinetti (2016) apresenta em seu livro um texto didático sobre o Diagrama de Pareto, além de vários exemplos.
Referências
Carpinetti, L. C. R. (2016). Gestão da qualidade. Editora Atlas GEN SA.