Lições aprendidas e a Gestão da Inovação

Esta publicação replica um artigo publicado por nós no LinkedIn. Acesse o original pelo link no final deste post.

Lessons learned é uma prática mencionada desde a década de 1990 como um dos pilares da gestão do conhecimento. No entanto, sua aplicação real muitas vezes deixa a desejar. Na flexM4i, compilamos conteúdos atualizados sobre essa prática e listamos soluções de TIC que facilitam sua implementação, especialmente com os avanços atuais da inteligência artificial. Embora os softwares citados possam se tornar obsoletos rapidamente, conhecer seu potencial é essencial para se preparar para uma nova era dessa prática “antiga”.

Entretanto, como sempre na gestão da inovação, há fatores essenciais além da tecnologia. Softwares não são uma panaceia, e a cultura organizacional segue sendo um dos principais pilares para qualquer iniciativa. Por isso, mapeamos os desafios e boas práticas para a aplicação efetiva das lições aprendidas.

Dividimos esse tema em três seções.

Se quiser entender melhor o procedimento adotado para contar com o apoio do ChatGPT, clique em “leia mais” logo no início. Nunca perguntamos diretamente para a IA—sempre fornecemos um material prévio para analisarmos em conjunto.

Confira na flexM4i a seção principal sobre lessons learned, que remete para duas seções complementares, clicando no link abaixo.

Veja esta mesma publicação no LinkedIn

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }