Essa definição está no contexto do Scrum e foi adaptada da publicação de Sutherland & Schwaber (2020), que possui uma licença de creative commons BY-SA- 4.0, como a flexM4i. Esses autores foram os criadores do Scrum.
Sprints são eventos de duração fixa de um mês ou menos onde ideias são transformadas em valor. Um novo Sprint começa imediatamente após a conclusão da Sprint anterior.
Todo o trabalho necessário para atingir a Meta do Produto, incluindo:
- Sprint Planning,
- Daily Scrums,
- Sprint Review e
- Sprint Retrospective.
Todos esses eventos acontecem dentro de Sprints. |
Durante um Sprint:
- Nenhuma mudança é feita que coloque em risco a meta do Sprint;
- A qualidade não diminui;
- O Product Backlog é refinado conforme necessário; e,
- O escopo pode ser esclarecido e renegociado com o Product Owner conforme mais é aprendido.
Sprints permitem previsibilidade, garantindo a inspeção e adaptação do progresso em direção a uma Meta do Produto ao menos uma vez por mês. Quando o horizonte de uma Sprint é muito longo, a meta da Sprint pode se tornar inválida, a complexidade pode aumentar e o risco pode aumentar. Sprints mais curtos podem ser empregados para gerar mais ciclos de aprendizagem e limitar os riscos de custo e esforço a um período de tempo menor. Cada Sprint pode ser considerado um projeto curto.
Existem várias práticas para prever o progresso, como burn-downs, burn-ups ou cumulative flows. Embora comprovadamente úteis, eles não substituem a importância do empirismo. Em ambientes complexos, o que acontecerá é desconhecido. Somente o que já aconteceu pode ser usado para a tomada de decisão voltada para o futuro.
Um Sprint pode ser cancelado se a Meta do Sprint se tornar obsoleta. Apenas o Product Owner tem autoridade para cancelar um Sprint.
Sutherland, J., & Schwaber, K. (2020). The scrum guide. The definitive guide to scrum: The rules of the game. Scrum. org, 268, 19.
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