Glossário: Requisitos do produto

« retornar para home do glossário

Requisitos do produto é o termo em uma linguagem técnica interna de uma empresa para descrever as características do seu produto ou serviço (Ficalora & Cohen, 2010).

Na publicação original, o termo utilizado é “substitute quality characteristics”. Mas no mesmo parágrafo em que definem este termo, os autores dizem “Most commonly, developers call this language the Product Requirements or the Design Requirements”.

Apesar do uso do termo produto, é usado também como requisitos do serviço, processo, solução, sistema etc.

Sinônimos: requisitos técnicos, especificações, características do produto, características de qualidade do produto.

Durante a aplicação do QFD, a qualidade planejada (ou mesmo a demandada) é transformada nos requisitos do produto, que quantificados constituem requisitos técnicos, ou seja, requisitos com valores-meta, que são aquelas que se deseja atingir com o desenvolvimento de produtos.

Veja o verbete sobre QFD.

A próxima figura procura conciliar e ilustra os termos e alguns sinônimos relacionados com a gestão da inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment).

Figura 1137: termos relacionados com inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment) – clique na figura para abrir em outra aba

Tipos de requisitos do produto

O Modelo de Kano define categorias de características de ofertas de produtos ou serviços, sinônimo de requisitos de produtos e serviços. As categorias são:

  • característica de desempenho (também denominada de  unidimensional, de performance e linea)r;
  • característica excitante (também denominada de atrativa e encantadora); 
  • característica obrigatória (também denominada de básica, necessária, esperada, óbvia e must-be);  
  • característica indiferente (também denominada de neutra)
  • característica reversa
Leia mais na seção da flexM4i específica sobre o “Modelo de Kano”.

Na definição de necessidade do cliente mostramos que as categorias de Kano também podem ser utilizadas.


Ficalora, J. P. & Cohen, L. (2010). Quality function deployment and six sigma: A QFD handbook. Pearson Education, 2nd edition.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }