Requisitos do produto é o termo em uma linguagem técnica interna de uma empresa para descrever as características do seu produto ou serviço (Ficalora & Cohen, 2010).
Na publicação original, o termo utilizado é “substitute quality characteristics”. Mas no mesmo parágrafo em que definem este termo, os autores dizem “Most commonly, developers call this language the Product Requirements or the Design Requirements”. |
Apesar do uso do termo produto, é usado também como requisitos do serviço, processo, solução, sistema etc.
Sinônimos: requisitos técnicos, especificações, características do produto, características de qualidade do produto.
Durante a aplicação do QFD, a qualidade planejada (ou mesmo a demandada) é transformada nos requisitos do produto, que quantificados constituem requisitos técnicos, ou seja, requisitos com valores-meta, que são aquelas que se deseja atingir com o desenvolvimento de produtos.
Veja o verbete sobre QFD. |
A próxima figura procura conciliar e ilustra os termos e alguns sinônimos relacionados com a gestão da inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment).
Figura 1137: termos relacionados com inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment) – clique na figura para abrir em outra aba
Tipos de requisitos do produto
O Modelo de Kano define categorias de características de ofertas de produtos ou serviços, sinônimo de requisitos de produtos e serviços. As categorias são:
- característica de desempenho (também denominada de unidimensional, de performance e linea)r;
- característica excitante (também denominada de atrativa e encantadora);
- característica obrigatória (também denominada de básica, necessária, esperada, óbvia e must-be);
- característica indiferente (também denominada de neutra)
- característica reversa
Leia mais na seção da flexM4i específica sobre o “Modelo de Kano”.
Na definição de necessidade do cliente mostramos que as categorias de Kano também podem ser utilizadas. |
Ficalora, J. P. & Cohen, L. (2010). Quality function deployment and six sigma: A QFD handbook. Pearson Education, 2nd edition.
« retornar para home do glossário