Glossário: Disposição

« retornar para home do glossário

No contexto na normatização

“Disposição é uma expressão em um documento normativo (norma), que tem a forma de uma declaração (statement), uma instrução (instruction), uma recomendação (recommendation) ou um requisito (requirement)” (ISO/IEC, 2004).

Nota (ISO/IEC, 2004): Esses tipos de provisão se distinguem pela forma de redação que empregam:

  • instruções são expressas no modo imperativo
  • recomendações são expressas pelo uso do verbo deveria (should)
  • requisitos são expressos pelo uso do verbo deve (shall)

Nossa nota para esclarecer esses termos (utilizando os termos em inglês como referência, porque foi o idioma da norma ISO/IEC que  consultamos)

Os esclarecimentos apresentados a seguir foram gerados pelo chatGPT 3.5 da OpenAI e editados por nós

Statement (Declaração): Um “statement” é uma afirmação ou declaração que expressa uma ideia, fato, opinião ou informação. Geralmente, não implica necessariamente em uma ação específica ou em uma obrigação.
Exemplos:
“A declaração do presidente foi amplamente divulgada na mídia.”
“Ele fez uma declaração surpreendente durante a entrevista.”

Instruction (Instrução): Uma “instruction” é uma diretriz ou comando que orienta alguém a executar uma ação específica. Instruções geralmente indicam o que deve ser feito e como fazer algo.
Exemplos:
“Siga as instruções no manual do usuário para montar o móvel.”
“O instrutor deu instruções claras sobre como realizar o experimento.”

Recommendation (Recomendação): Uma “recommendation” é uma sugestão ou conselho que é oferecido a alguém com base em conhecimento ou experiência, mas não é uma obrigação. As recomendações são frequentemente dadas para orientar alguém na tomada de decisões ou na realização de ações.
Exemplos:
“O médico fez uma recomendação para que você faça exercícios regularmente.”
“Eu tenho uma recomendação de livro que acho que você vai gostar.”

Requirement (Requisito): Um “requirement” é uma condição ou especificação que deve ser cumprida ou atendida. Os requisitos são geralmente obrigatórios e essenciais para alcançar um determinado objetivo ou resultado padronizado.
Exemplos:
“Os requisitos de admissão para a universidade incluem uma pontuação mínima no teste de aptidão.”
“Os requisitos de segurança exigem o uso de equipamento de proteção individual.

Veja a definição de normatização.

 


ISO/IEC (2004). ISO/IEC Guide 2:2004 “Standardization and related activities – General vocabulary”. International Organisation for Standardization / International Electrotechnical Commission, Geneva.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }