“O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios” (Dornelas ,2018).
“Um plano de negócios é um cronograma das entradas e saídas que serão necessárias para estabelecer e manter uma empresa em um determinado mercado. Este plano inclui estimativas das necessidades de recursos e investimentos, incluindo um calendário que define onde e quando os investimentos devem ser feitos, compensados por estimativas de como e quando os rendimentos serão acumulados; compensado por estimativas de como e quando a renda será acumulada” (Hawkins, 2002).
Esta definição é limitada somente ao aspecto financeiro do plano de negócios. Colocamos aqui para ilustrar que é comum se considerar somente esse aspecto. Geralmente, os resultados financeiros previstos são determinantes para a decisão de se empreender |
Em inglês: business plan
Leia mais na seção específica da flexM4i “business plan (plano de negócio)” sobre características, etapas e exemplos de planos de negócio, que mostram que ele vai além dos aspectos financeiros.
Conheça nesta seção a comparação entre business plan versus business case. |
Dornelas, J. (2018). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios -7a. edição. Empreende Editora.
Hawkins, R. (2002). The phantom of the marketplace: Searching for new e-commerce business models. Communications and Strategies, 46(2), 297–329.
« retornar para home do glossário