Glossário: MVP

« retornar para home do glossário

Mnemônico de minimum viable product ou produto mínimo viável

Origem do termo MVP

O termo MVP (minimum viable product ou produto mínimo viável) foi criado em 2001 por Frank Robinson como um dos fundamentos da sua metodologia SyncDev (A systematic method to sell, design and build). Essa metodologia propõe desenvolver produto e cliente de forma síncrona. Nesta metodologia ele define que um MVP é …

… é o produto do tamanho certo para sua empresa e seu cliente. É grande o suficiente para causar adoção, satisfação e vendas, mas não tão grande a ponto de ter funcionalidades demais e trazer um risco para a sua empresa. Tecnicamente, é o produto com ROI máximo dividido pelo risco. O MVP deve possuir as características determinantes para gerar receitas a partir dos seus clientes mais relevantes, mas não atende a todas as necessidades relacionadas com todas as características para todos os clientes em potencial.

Frank Robinson afirma que “a definição técnica de MVP foi modificada por vários de seus proponentes”.

MVP é um produto único que maximiza o retorno sobre o risco para o fornecedor e para o cliente”.

Definição popular

Eric Ries, autor do livro Lean Startup, que popularizou o emprego deste termo, sintetizou em seu blog a seguinte definição:

“MVP é uma versão de um produto que permite o time coletar uma quantidade máxima de aprendizados validados sobre os clientes com o mínimo esforço”

Veja mais detalhes sobre MVP e suas definições em “Prova de conceito, MVP e protótipo

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }