Glossário: Metamodelo

« retornar para home do glossário

(no contexto da arquitetura empresarial) “Um metamodelo é um modelo de um modelo que descreve os elementos básicos que atuam como a fundação ou base para um setor. Quando utilizado por uma organização específica, ele pode construir uma base que pode ser ajustada para essa organização, o que indiretamente impõe padrões em todo o setor. Metamodelos são ferramentas poderosas e frequentemente são artefatos desenvolvidos por comunidades de Arquitetura Empresarial (EA) dentro de um setor, que compreendem os aspectos-chave essenciais para sua área de atuação e que produzem uma visão macro de nível 0” (Banger, 2022).

Exemplos de metamodelo

Exemplo didático de classes de objetos de uma universidade

A figura abaixo foi utilizada para ilustrar os conceitos de generalização e especialização no glossário da flexM4i. Representa um metamodelo. Os elementos em retângulos pontilhados representam instâncias (exemplares) de duas classes de objetos: alunos(as) e disciplina.

Figura 862: ilustração das relações entre superclasse (generalização) com uma subclasse (especialização) com exemplos de instâncias. 

Metamodelo para desenvolvimento de empresas

A próxima figura ilustra a camada de negócio do metamodelo ArchiMate que pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma empresa, pois fornece conceitos que cobrem todos os aspectos mais relevantes da modelagem geral. Ele contém muitos elementos, o que o torna uma notação muito poderosa.

Figura 1211: metamodelo do ArchiMate (clique na figura para abrir em outra aba)
Fonte: https://www.hosiaisluoma.fi/blog/archimate-metamodel/  

Conheça esse metamodelo, visitando o link da fonte, citada acima.

Metamodelo para desenvolvimento de arquiteturas empresariais

O metamodelo do TOGAF® (The Open Group Architecture Framework) pode ser utilizado para definir a estrutura e os componentes necessários para descrever e organizar a arquitetura empresarial de uma organização. A próxima figura ilustra o metamodelo do TOGAF.

Figura 1209: metamodelo da arquitetura empresarial (EA – enterprise architecture) do TOGAF® (The Open Group Architecture Framework) – clique na figura para visualizar em outra aba ou veja a figura na fonte original.
Fonte: https://pubs.opengroup.org/togaf-standard/architecture-content/chap02.html  

Este metamodelo está descrito na seção “TOGAF®: um framework para o desenvolvimento de uma arquitetura empresarial”, que apresenta mais um nível de detalhamentos dessas classes / entidades para representar as relações entre elas.  

Conheça outros exemplos de metamodelos na página do Mohamed Sami https://melsatar.blog/2020/01/12/architecture-model-meta-model-and-meta-meta-model/ 

Em português o termo “metamodelo” está associado com a PNL (programação neurolinguística), que não tem relação com o que está definido neste verbete.

Ontologia versus metamodelo

(comparação realizada com base na referência e depois de 8 iterações com o chatGPT 4.o)

Uma ontologia pode ser considerada um tipo de metamodelo, dependendo do contexto em que é aplicada. Ambos compartilham semelhanças, pois têm como objetivo fornecer uma estrutura de conceitos e relações.

Um metamodelo é um modelo de um modelo que descreve os elementos essenciais e suas interações dentro de um domínio específico, servindo como uma fundação ou referência para a modelagem de sistemas. Ele permite que um modelo seja adaptado a uma organização ou setor específico, impondo padrões para uniformidade.

As ontologias, por sua vez, estabelecem categorias e relações entre entidades dentro de um domínio, muitas vezes de maneira hierárquica e rigorosa.

A principal diferença é que:

  • as ontologias, especialmente em ciência da informação, visam descrever e organizar um domínio de conhecimento de forma a facilitar a compreensão e compartilhamento desse conhecimento;
  • um metamodelo é um modelo que define a estrutura, regras e conceitos de outros modelos, e isso pode incluir frameworks de sistemas ou software e também frameworks que organizam informações e conhecimentos em áreas específicas.

Por exemplo, um metamodelo aplicado à gestão do conhecimento serviria para estruturar como o conhecimento deve ser organizado, compartilhado e gerido, muitas vezes através de uma ontologia que define categorias, propriedades e relações entre conceitos.

Ontologias podem ser vistas como metamodelos quando são usadas para descrever a estrutura fundamental e as relações de um domínio de conhecimento específico, funcionando como uma camada de abstração sobre um modelo de domínio mais detalhado.

Banger, D. R. (2022). Enterprise Systems Architecture: Aligning Business Operating Models to Technology Landscapes. Berkeley, CA: Apress.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }