Envolve colaboradores que compartilham o trabalho para gerar um design, e revelam abertamente os resultados de seus esforços individuais e coletivos para que qualquer pessoa possa usar. Desse modo, os colaboradores não são remunerados por suas contribuições. Esses projetos devem possuir duas características essenciais:
- (1) os participantes não podem ser competidores com respeito à geração do design, e
- (2) eles não podem, individualmente ou coletivamente, planejar vender produtos ou serviços que incorporem a inovação gerada, ou os direitos de propriedade intelectual relacionados a ela (Baldwin & Von Hippel, 2011).
Em inglês: open collaborative innovation
Atenção: essa definição difere fundamentalmente de inovação aberta (open innovation), que uma abordagem mais abrangente, que envolve vários mecanismos, princípios e práticas.
É semelhante ao open source design, que é restrita ao desenvolvimento de produtos físicos, para se contrapor ao open source software.
Baldwin, C., & Von Hippel, E. (2011). Modeling a paradigm shift: From producer innovation to user and open collaborative innovation. Organization science, 22(6), 1399-1417.
« retornar para home do glossário