O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é uma abordagem sistemática para a segurança alimentar. Ele é utilizado para identificar, avaliar e controlar perigos significativos à segurança dos alimentos e bebidas e foca na prevenção de contaminação e outros perigos de segurança alimentar.
A metodologia HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é prescrita e detalhada em várias normas e diretrizes internacionais, sendo a mais proeminente o Codex Alimentarius, que é uma coleção de padrões, diretrizes e códigos de prática internacionais referentes à segurança alimentar.
O Codex Alimentarius é desenvolvido pela Comissão do Codex Alimentarius, uma organização conjunta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora a HACCP não seja diretamente prescrita por uma norma ISO específica para a sua implantação, a ISO 22000, que trata de sistemas de gestão de segurança de alimentos, baseia-se fortemente nos princípios do HACCP. A ISO 22000 fornece os requisitos para um sistema de gestão de segurança de alimentos, integrando os elementos-chave do HACCP para identificar, avaliar e controlar perigos alimentares como parte de um sistema de gestão de segurança de alimentos. Um desses elementos é a identificação de pontos críticos de controle (CCPs), o estabelecimento de limites críticos, a monitorização de procedimentos de controle, a implementação de ações corretivas, procedimentos de verificação e documentação.
Conheça também o HARA e o HAZOP. |