“Um grafo é uma representação abstrata de um conjunto de objetos e das relações existentes entre eles. É definido por um conjunto de nós ou vértices, e pelas ligações ou arestas, que ligam pares de nós. Uma grande variedade de estruturas do mundo real podem ser representadas abstratamente através de grafos” (Ribeiro, 2012).
Segundo a Wikipédia (Grafo, 2023)
“Em ciência da computação, um grafo é um tipo abstrato de dados que destina-se a implementar os conceitos matemáticos de grafo não-direcionado e gráfico direcionado, especificamente no campo da teoria dos grafos.
Um grafo consiste de um conjunto finito de vértices ou nós ou pontos, com um conjunto de pares não ordenados destes vértices para um grafo não-direcionado, ou um conjunto de pares ordenados para um grafo direcionado. Esses pares são conhecidos como:
- arestas, arcos ou linhas para um grafo não-direcionado e
- setas, arestas dirigidas, arcos dirigidos ou linhas dirigidas para um grafo direcionado
Os vértices podem ser parte do grafo.”
Leia mais sobre a teoria dos grafos na Wikipédia. |
Grafo (tipo de dado abstrato). (2023). Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Grafo_(tipo_de_dado_abstrato)&oldid=66129629. Acesso em:11 março 2024.
Ribeiro, P. (2012), WikiCiências, 3(06):0628 Disponível em: https://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Grafo Acesso em: 11 março 2024.
« retornar para home do glossário