“Um conjunto de atividades de projeto logicamente relacionadas que culmina na conclusão de uma ou mais entregas” (PMI, 2017).
A maior parte das inovações resultam de projetos de inovação, que podem ser derivados de um dos processos de inovação, tais como, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de serviços, desenvolvimento de tecnologia, desenvolvimento de modelo de negócio etc.
Os projetos podem ser estruturados em fases, que podem ser definidas no processo que serviu de referência para a especificação de um projeto (veja na figura 242 da definição de modelo de processo, que ele pode ser usado como referência para a definição de projetos). Ou seja, as fases ou estágios definidos em um modelo de processo podem se transformar em fases de um projeto. Fase é um conceito (constructo) da gestão de projetos. |
A figura a seguir ilustra, de forma conceitual, a distribuição de atividades (retângulos pretos) sob responsabilidade de diferentes:
- processos de apoio e/ou
- funções de negócio e/ou
- áreas organizacionais
pela fases de um processo de desenvolvimento de produtos, que serve de referência para a especificação de um projeto de desenvolvimento de produtos.
Figura 465: ilustração das atividades de um processo primário (no caso de desenvolvimento de produtos) divididas por processos de apoio e/ou funções de negócio e/ou áreas organizacionais
Veja na seção “Metodologias e modelos de processos”: |
PMI (2017). The Standard for Project Management. Newtown Square, PA.
« retornar para home do glossário