A desmaterialização refere-se à redução absoluta ou relativa da quantidade de materiais utilizados e/ou da quantidade de resíduos gerados na produção de uma unidade de produção econômica” (Cleveland & Ruth, 1998).
As demais definições e afirmações foram extraídas do capítulo “Dematerialization” da Sylvia Lorek (2014).
A desmaterialização refere-se à redução (na verdade uma tremenda redução) da quantidade de materiais utilizados para servir as necessidades de produção e consumo do nosso planeta.
A desmaterialização indica o quanto o nosso metabolismo social deve diminuir.
A desmaterialização é uma estratégia orientada para os insumos, que tem a intenção de resolver os problemas ambientais na fonte, em contraste com as medidas tradicionais de “fim-de-tubo”.
O conceito de desmaterialização argumenta que os problemas ambientais atuais, tais como mudança climática e perda de biodiversidade, estão intimamente relacionados com o volume de material e energia utilizados para a produção de bens e serviços, ou seja, se o consumo de insumos diminui, o impacto ambiental também diminuirá.
A desmaterialização é também uma resposta ao fato de que a disponibilidade de recursos não renováveis está chegando ao fim, e que alguns recursos renováveis, como peixes e florestas, apresentam uma taxa de consumo mais elevada do que a taxa de reposição.
Desmaterialização versus dissociação (decoupling)
A desmaterialização é frequentemente utilizada com o termo dissociar e eles se confundem. Dissociar recursos significa reduzir a taxa de utilização de recursos por unidade de atividade econômica, medida em produto interno bruto.
- dissociar refere-se à economia e suas atividades
- desmaterialização utiliza como ponto de referência a capacidade do planeta e suas limitações.
Existe uma diferenciação entre dissociação (decoupling) relativa e absoluta.
- dissociação (decoupling) relativa é atingida quando a utilização de recursos cresce menos do que o produto interno bruto.
- dissociação (decoupling) absoluta significa que a economia cresce, mas a utilização de recursos permanece estável ou diminui, ou seja, o uso de recursos não cresce.
A desmaterialização está relacionada à dissociação absoluta, ou seja, uma redução absoluta do uso de recursos.
Um dos principais objetivos da economia circular é …
Leia mais sobre economia circular. |
Cleveland, C. J., & Ruth, M. (1998). Indicators of Dematerialization and the Materials Intensity of Use. Journal of Industrial Ecology, 2(3), 15–50. https://doi.org/10.1162/jiec.1998.2.3.15
Lorek, S. (2014). Dematerialization. In: D’Alisa, G., Demaria, F., & Kallis, G. Degrowth (pp. 83-85). Routledge.
« retornar para home do glossário